Você tem interesse em matemática e ciências? Você está intrigado com as leis da física? Nesse caso, você pode ter o que é preciso para se tornar um engenheiro. Se você gosta de resolver problemas de matemática e ciências e de combinar conhecimento, experiência e lógica para chegar a uma solução, então, sim, talvez você seja adequado para aprender a se tornar um engenheiro. Um engenheiro pega as teorias das leis da matemática, da ciência e da física e as aplica de forma logística às aplicações práticas exigidas pela sociedade atual.
Se você está no ensino médio e deseja se tornar um engenheiro, deve começar a fazer todos os cursos de matemática e ciências que puder. Eles devem incluir álgebra, trigonometria, geometria, cálculo, química e física, bem como ciências da computação, se forem oferecidos em sua escola. Depois de se formar, você estará pronto para começar a frequentar a faculdade ou universidade de sua escolha; tente escolher um com o melhor departamento de engenharia possível.
Aulas técnicas
Quando você começa na faculdade ou universidade de sua escolha, você pode ficar sobrecarregado com o número de aulas técnicas que terá de assistir em um semestre. Não entre em pânico! Quando você está frequentando uma escola de engenharia, é melhor manter o foco nos assuntos em questão.
Em seus primeiros anos na escola de engenharia, você terá muitas aulas de matemática. Neste ponto, as únicas ciências que você fará serão química, física e mecânica quântica. As aulas de ciências gerais serão para o currículo não técnico. Agora que você está na faculdade, as aulas de engenharia que você começará a fazer serão Estática, Dinâmica e Termodinâmica. É neste ponto que você deve começar a pensar sobre qual disciplina de engenharia você irá escolher. Tudo depende de quais áreas da ciência mais lhe interessam. A química mantém o seu interesse ou a eletricidade o fascina? Somente você pode responder a essa questão.
Enquanto você ainda está na escola, é altamente recomendável que faça o teste EIT (Engineer in Training). Este é um teste que você deverá fazer para se tornar um Engenheiro Profissional Registrado. Este teste abrange todas as facetas da engenharia e é melhor fazê-lo enquanto você ainda está na escola, porque todos esses cursos ainda estão frescos em sua mente. Mais tarde, depois de se formar e ganhar experiência com uma empresa de engenharia, você precisará fazer o teste de Princípios e Práticas no currículo principal que estudou na escola. Depois de passar neste exame, você se tornará registrado no estado em que reside e terá permissão legal para assinar desenhos para a empresa com a qual você assinou. É neste ponto que você realmente se tornou um engenheiro.