Siga estas etapas para gerenciar melhor as mudanças em sua vida
A mudança está ao nosso redor, o planeta e o universo e tudo nele está em um estado de mudança contínua, a vida está cheia de mudanças e nada pode parar ou escapar disso. A mudança é inevitável.
A mudança às vezes se torna estressante e machuca porque nos empurra para fora de nossa zona de conforto. Quando as expectativas ou os rituais diários de uma pessoa são desafiados, o cérebro automaticamente entra em uma situação de "luta ou fuga", o que nos causa dor e desconforto. Mas a mudança não precisa ser difícil nem para o pior. Nações, sociedades e organizações devem evoluir e mudar para sobreviver, assim como cada indivíduo dentro de si.
Pessoas bem-sucedidas são aquelas que veem a mudança como uma oportunidade de melhoria e a consideram a única opção para o futuro. Para ter sucesso, você deve converter os sentimentos negativos de mudança em energia positiva por meio do gerenciamento eficaz do processo de mudança.
O que é gerenciamento de mudança?
O gerenciamento de mudanças é a maneira como você lida com uma mudança. Refere-se ao estabelecimento de uma metodologia bem planejada para responder às mudanças na vida de um indivíduo: nos negócios ou no ambiente de trabalho / residência.
Bons líderes são aqueles que apresentam ideias e métodos para ajudar a si mesmos e a outras pessoas a se adaptarem e aceitarem as mudanças de maneira positiva.
Aqui, veremos algumas dicas sobre como gerenciar mudanças com eficácia.
Entenda que a mudança nunca acaba. Para lidar melhor com qualquer situação, devemos entender que a mudança está sempre presente em nossas vidas. Esteja sempre pronto para aproveitar qualquer oportunidade que isso aconteça. A mudança pode estar ao seu redor sem que você perceba, seja no seu trabalho, relacionamento, ambiente de vida ou qualquer coisa - você escolhe. Procure pistas e tendências e analise sua situação nos próximos anos. Se você suspeitar de algo, prepare-se para isso.
Administre com a cabeça, não com o coração! Equilibre suas ações para trazer mudanças. Não deixe que suas emoções o enganem ou assumam a liderança. Veja quais impactos a mudança terá nas outras pessoas, na organização, na sua vida e no seu ambiente. Não vá longe demais para nenhum dos extremos para criar mudanças; veja os aspectos positivos e negativos da mudança. Planeje o tempo e os recursos de que precisará para utilizá- lo com eficácia. Supere quaisquer sentimentos negativos e medo que você possa ter em mente em relação à mudança.
Comece o processo de mudança. Descubra o propósito da mudança. Reconheça os benefícios de compreender claramente o propósito de fazer uma mudança. Faça a distinção entre mudança e transição. Em um determinado cenário, determine se a mudança é necessária. Categorize suas ações planejadas dentro do prazo para a mudança. Pesquise o suficiente para ajudá-lo a planejar e reconhecer suas prioridades. Crie políticas, padrões e procedimentos escritos para definir técnicas a serem usadas em todo o processo.
Lidere o processo de mudança. Reconheça os benefícios de liderar o processo de mudança. Participe ativamente da implementação de seus planos e da realização de seus objetivos. Use diferentes fontes de poder para liderar a mudança em uma determinada situação e direção.
Seja constante e focado durante o processo. Avalie e analise seu progresso e determine quais áreas precisam de ajustes, mais atenção e mais tempo. Permaneça focado em seus objetivos e nunca os deixe ir. Nunca desista devido a dificuldades temporárias e / ou estresse.
Não almeje a perfeição. Espere cometer erros, ninguém é perfeito e você cometerá erros. Tente aprender com eles e altere suas estratégias e objetivos para atender aos seus critérios.
Avalie o resultado final. Veja onde você está no processo, o que você alcançou dos resultados esperados, quanto mais tempo você precisa para atingir o objetivo desejado. Se você já o alcançou, é satisfatório para você e para as pessoas afetadas por ele?
A mudança, seja no nível individual ou organizacional, causa medo e estresse em todos os afetados por ela, mas aqueles que estão abertos a ela, superam esses sentimentos, reconhecem a oportunidade e a administram bem são os líderes.