A globalização dos negócios acarreta reestruturações drásticas das organizações com o objetivo de aumentar a capacidade da empresa de atender às demandas mais diversificadas de seus clientes. Com a maioria das empresas lutando para se manter à frente da curva, os funcionários se encontram enredados em uma teia de estrutura organizacional complexa. Uma tendência que está crescendo em uso hoje é o gerenciamento de matriz. Em uma organização matricial, os funcionários pertencem a departamentos tradicionais, embora também sejam atribuídos a várias equipes de projeto. Nessa configuração, cada funcionário é obrigado a lidar e responder a vários chefes.
Se você pertence a esse tipo de organização, deve perceber que diretrizes conflitantes e diferentes personalidades dos chefes tendem a criar problemas para os funcionários. Este artigo mostrará algumas dicas sobre como lidar com situações como essa para manter a produtividade e eficiência no trabalho
Conheça seus chefes. Compreender cada uma das personalidades e estilos de gestão de seu chefe é absolutamente necessário. Isso pode ajudá-lo a identificar as preferências de seus chefes, permitindo que você tome decisões mais informadas sobre quais atribuições priorizar. Conhecer as idiossincrasias de seus chefes permite descobrir a melhor forma de satisfazê-los com seu trabalho. A maneira mais fácil de fazer isso é observar como seus chefes se comunicam com os subordinados.
Evite comparar
Aprenda como se adaptar. Você deve ser capaz de aceitar as características únicas de seus chefes. Inevitavelmente, você tenderá a gravitar em torno de chefes mais tolerantes e despreocupados. Tanto quanto possível, evite comparar e favorecer um chefe em relação ao resto. Mantenha seu julgamento equilibrado e mantenha seu profissionalismo.
Aprenda a priorizar e organizar. Com prazos variados e atribuições constantemente caindo em seu colo, você precisa organizar e priorizar suas tarefas. Coordene com seus chefes quais tarefas são mais importantes. Administre seu tempo e certifique-se de ter um prazo claro para cada tarefa. Manter um registro de tarefas para cada chefe pode ajudá-lo a traçar um plano de trabalho eficaz para orientar suas atividades diárias.
Mantenha seus chefes bem informados. A melhor maneira de evitar tarefas e programações conflitantes é informar regularmente seu chefe sobre o seu progresso. Lembre-se de que seus chefes não estão totalmente cientes das tarefas que os outros lhe deram. Comunique qualquer conflito ou dificuldade que você possa encontrar. Não tenha medo de falar. Seja sincero e realista ao comunicar sua carga de trabalho a seus chefes.
Gerencie seus chefes. Mostre sua dedicação e entusiasmo perguntando do que seus chefes precisam e como você pode contribuir. Faça perguntas táticas e ofereça soluções para resolver conflitos. Quer o problema seja horários de trabalho conflitantes ou tarefas incompatíveis, informe seu chefe sobre sua situação de trabalho e o que ele pode fazer para otimizar suas capacidades.
Trabalhar com vários chefes só parece tornar o trabalho mais difícil. Na verdade, o oposto é verdadeiro, pois essa configuração de trabalho oferece um bom treinamento que pode ajudá-lo a avançar mais rápido em sua carreira. Mais do que exigir que você aperfeiçoe suas habilidades de gerenciamento de tempo, alinhamento de trabalho e comunicação, trabalhar para vários chefes também ajuda a direcionar sua carreira. Você aprende mais habilidades em uma variedade de fontes, ajudando você a se tornar um profissional mais flexível e comercial.