Como descrever seus pontos fortes em uma entrevista de emprego?

Não é incomum que até mesmo o profissional mais ambicioso não saiba quais são seus pontos fortes
Não é incomum que até mesmo o profissional mais ambicioso não saiba quais são seus pontos fortes.

Junto com "conte-me sobre você", "descreva seus pontos fortes" é uma das perguntas que você sabe que será perguntado em uma entrevista de emprego. À primeira vista, parece uma pergunta fácil. Mas por ser um tópico tão amplo, pode ser muito difícil responder bem. Abaixo estão algumas diretrizes para ajudá-lo a se preparar e fornecer uma ótima resposta.

Passo 1

Identifique seus pontos fortes. Você deve pensar com muito cuidado sobre seus pontos fortes pessoais bem antes de iniciar a entrevista. Não é incomum que até mesmo o profissional mais ambicioso não saiba quais são seus pontos fortes. Experimente ver exemplos de currículos e observe alguns dos pontos fortes que surgem. Alguma dessas se aplica a você? Outra boa fonte de "identificação de força" é perguntar a seus amigos e familiares o que eles consideram seus atributos positivos. Você está organizado? Decisivo? Detalhe orientado? É bem provável que essas qualidades também apareçam no trabalho.

Passo 2

Limite seus pontos fortes. Claro que você quer impressionar o gerente de contratação com seus muitos e variados pontos fortes, mas é uma boa ideia pensar muito em apenas três ou quatro, em vez de fazer uma lista abrangente para regurgitar. Se você tentar vender o fato de que seus pontos fortes cobrem tudo que poderia surgir - sempre! - duas coisas negativas provavelmente acontecerão: Seu entrevistador provavelmente não vai acreditar em você e você não terá tempo suficiente para expor qualquer coisa (e, portanto, perca a oportunidade de dar credibilidade às suas reivindicações).

Etapa 3

Evite frases de efeito excessivamente usadas. É tentador dizer coisas como: "Sou uma pessoa sociável" porque parece que essa deveria ser a resposta certa. Mas é muito vago para transmitir qualquer coisa além do fato de que você não sabe entrevistar bem.

Passo 4

Outra boa fonte de "identificação de força" é perguntar a seus amigos
Outra boa fonte de "identificação de força" é perguntar a seus amigos e familiares o que eles consideram seus atributos positivos.

Certifique-se de que seus pontos fortes são transferíveis. Se você estiver sendo entrevistado para uma posição semelhante à que ocupa agora - ou em sua empresa atual, será bastante fácil descrever como seus pontos fortes se relacionam com seu novo emprego em potencial. Mas se você estiver mudando de carreira ou reingressando na força de trabalho após uma ausência, precisará ser mais criativo. Se você está mudando de design gráfico para vendas, por exemplo, pode relacionar como sua dedicação à entrega no prazo e apresentações criativas ao cliente seria uma grande vantagem em seu novo trabalho.

Etapa 5

Relacione seus pontos fortes com a nova empresa ou trabalho. Não é segredo que os candidatos precisam pesquisar a empresa em potencial, bem como o emprego específico que procuram, se possível. Mas você pode não perceber como essas informações podem ser valiosas ao relacionar seus pontos fortes. Se você sabe que a cultura da empresa contratante é focada no cliente, por exemplo, certifique-se de transmitir que o atendimento ao cliente é um de seus pontos fortes. A empresa não se preocupa com seus pontos fortes em um sentido abstrato; eles querem evidências concretas de que você pode começar a correr para eles.

Etapa 6

Dê exemplos concretos. Muitos candidatos a emprego começam bem com sua resposta "pontos fortes", mas não chegam a uma resposta impressionante, bem, parando abruptamente. Não diga apenas que você é persistente; apoie sua afirmação com uma história sobre a ocasião em que você cortejou um novo cliente por seis meses para garantir um grande negócio para sua empresa anterior. Ou demonstre sua atenção aos detalhes mostrando ao seu entrevistador um boletim informativo da empresa que você editou.

Etapa 7

Esteja preparado para o acompanhamento. Um bom entrevistador sabe que você espera perguntas sobre seus pontos fortes e fracos e que, se for inteligente, terá preparado uma boa resposta. Então, para misturar um pouco as coisas, alguns entrevistadores fazem perguntas que o forçam a defender sua afirmação. Se você descrever um de seus pontos fortes como sendo capaz de vender gelo para um esquimó, o gerente de contratação pode pegar um grampeador e pedir que você demonstre sua técnica de vendas infalível. A melhor maneira de se preparar para perguntas subsequentes como essa é ter certeza de que você realmente possui os pontos fortes que diz ter.

Jason Kay recomenda JobGoRound.com, onde você pode ler avaliações de clientes sobre serviços de redação de currículos profissionais e aprender as melhores dicas para cartas de apresentação.
Artigos relacionados
  1. Como fazer uma procura de emprego?
  2. Como se vestir para uma entrevista?
  3. Como encontrar um emprego de verão na indústria automobilística?
  4. Como encontrar um emprego?
  5. Como encontrar um emprego de verão em engenharia?
  6. Como encontrar informações sobre a empresa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail