A procura de emprego pode ser estressante e cansativa. A Internet está repleta de placas de empregos que têm toneladas de empregos listados. Pode ser uma tarefa difícil visitar cada site e procurar empregos disponíveis na categoria ou área de experiência escolhida. Saber como procurar um emprego com eficácia tirará metade da tarefa de caçar um emprego de sua lista de afazeres. Aqui estão algumas dicas.
Em vez de tentar entrar em uma empresa de alto nível e altamente viável, onde competirá contra mais candidatos, tente procurar empresas semelhantes com menor volume de candidatos, que podem dar mais oportunidade e vantagem para ser contratado.
Inscreva-se para obter uma conta em um portal de busca de empregos confiável, onde você pode obter notificação instantânea quando empregos em sua categoria e linha de especialização estiverem disponíveis. Você pode responder diretamente a esses anúncios de emprego por meio do quadro de empregos.
Assine feeds RSS de alguns fóruns de empregos confiáveis para filtrar seus avisos e obter uma visão geral do que está disponível, sem precisar acessar cada site.
Use sites de redes sociais como o Linkedin, que o colocarão em contato direto com gerentes de contratação e anunciantes de empregos.
Personalize sua carta de apresentação e currículos para o trabalho que deseja seguir. Não use um formato de currículo único para enviar a possíveis empregadores. Seu objetivo é atrair a atenção dos gerentes de contratação e enviar um formato exclusivo e personalizado é aquele feito para que eles observem e leiam sua inscrição e currículo. Lembre-se de que esses gerentes de contratação recebem centenas de inscrições por dia e você não deseja ser incluído no arquivo geral comum.
Aumente suas habilidades de rede. Aumente sua busca de emprego online com algum pessoal. Entre em contato com pessoas que você conhece e que podem indicar algumas empresas e negócios que precisam do seu talento. Esta é uma maneira mais rápida de garantir um trabalho. Certifique-se de aprender tudo o que puder sobre a empresa antes de enviar sua inscrição e solicitar uma entrevista.
Conheça seus pontos fortes e fracos. Você se conhece melhor. Seja honesto com suas capacidades e pontos baixos e se esforce para mantê-los em equilíbrio. Procure empresas que requeiram a maioria das habilidades que você aprendeu em seus empregos anteriores e onde você possa aprender novas habilidades. Destaque as habilidades de que você conhece as necessidades da empresa-alvo.
Seja ativo na comunidade do campo escolhido. Procure grupos, fóruns e sites online que se relacionem com o seu campo de especialização e contribua da maneira que puder para o desenvolvimento do setor escolhido. Isso lhe dará a chance de fazer contatos dentro de sua própria área de interesse.
Defina exatamente o tipo de trabalho que deseja e concentre sua pesquisa nessa linha. Isso minimizará o esforço que você fará para procurar todos os empregos disponíveis na esperança de encontrar o certo.
Não limite a sua procura de emprego a apenas uma fonte. A Internet dá-lhe muitas informações, mas não se esqueça de usar os métodos tradicionais de procura de emprego, como pedir referências aos seus amigos e colegas ou folhear os anúncios classificados. Existem empresas que ainda seguem o método tradicional de publicidade e contratação e você pode descobrir que tem menos concorrência usando este canal, já que a maioria das pessoas recorre à internet para obter informações.
Fique informado e fique por dentro das novidades e acompanhe as novidades das empresas que lhe interessam. Leia os jornais e visite seus sites para obter notícias e anúncios. Alguns desses sites de empresas têm uma página de empregos disponíveis dentro de sua empresa. Acompanhe seus envios e faça ligações de acompanhamento quando não houver resposta após duas semanas.