Como se preparar para perguntas da entrevista de emprego?
Renato Wilson Pires
• 4 min de leitura
Entrevistas de emprego fazem parte da vida de todo executivo ou aspirante a funcionário e são uma parte crítica da mesma. Uma entrevista de emprego decide sua entrada em uma organização específica e, como tal, é reconhecida como um aspecto crucial. Muita discussão e reflexão foram dedicadas à arte de dar e encarar entrevistas, como se apresentar para a entrevista, as perguntas que podem e devem ser feitas e as respostas para essas perguntas; os certos e os errados.
Por causa do papel crítico que as entrevistas desempenham na decisão do sucesso de alguém, não é incomum ficar nervoso antes das entrevistas de emprego. A preparação desempenha um grande papel ao lidar com o nervosismo e a preparação mental é mais da metade do trabalho.
Algumas coisas básicas a serem lembradas durante a entrevista de emprego são
Ouça os entrevistadores e dê-lhes total atenção.
Responda à pergunta e mantenha suas respostas concisas, precisas e relevantes, educadas e sem gírias. Tanto quanto possível, tente tornar suas respostas relevantes para a função para a qual está sendo entrevistado.
Demonstreboa linguagem corporal e mostre sua confiança e atitude positiva - principalmente não fazendo comentários depreciativos ou negativos sobre você, seus empregadores anteriores ou os futuros empregadores.
Boa lista
Ninguém pode estar completamente preparado para uma entrevista, mas todos podem antecipar a maioria das perguntas que podem ser feitas em uma entrevista. Depois de compilar uma boa lista de possíveis perguntas que podem ser feitas na entrevista, você pode trabalhar nas respostas. Suas respostas devem ser o que você acredita, concisas e lúcidas.
As perguntas mais comuns que podem ser feitas em uma entrevista podem ser agrupadas nos seguintes títulos:
Pessoal
"Conte-nos sobre você. Este deve ser o indicador de onde as perguntas subsequentes virão e podem decidir o curso da entrevista, então mostre-se - histórico e realizações, também.
"Conte-nos sobre um grande e recente desafio que você enfrentou e como você o superou." Você deve falar sobre um desafio que não atinge nenhum nervo ferido dentro de você, expondo alguma fraqueza dentro de você.
"Diga-nos por que devemos escolher você para este trabalho e por que você se encaixa melhor." Você pode mencionar que, uma vez que não tem conhecimento dos outros candidatos, você não pode rejeitar suas reivindicações, mas apenas reafirmar como seus pontos fortes de experiência, habilidades e qualificações coletivamente com sua atitude e entusiasmo são relevantes para a função.
"Conte-nos seus pontos fortes." Prepare-se com alguns ou três que sejam importantes para o papel para o qual você está sendo entrevistado, com uma amostra de seu comportamento que os exiba.
"Conte-nos seus pontos fracos." Indique as áreas a serem melhoradas em vez de falar sobre sua 'fraqueza' e certifique-se de que não sejam relevantes para a função em questão.
"Explique o seu conhecimento geral e consciência, uma vez que se aplica à posição." Conhecimento e consciência gerais, que são principalmente sobre os acontecimentos atuais e relevantes em sua geografia e ambiente, sua opinião sobre como isso irá influenciar o futuro da organização e da indústria, etc.
Perguntas que criam pressão e estresse:
Mostrar evidências confiáveis
As três questões básicas são aquelas que se referem a falhas e fraquezas, culpa e capacidade de evidenciar. Esteja preparado e fale com confiança, mostre evidências confiáveis e termine positivamente.
Perguntas relacionadas à sua competência e comportamento:
Eles são normalmente formulados como 'como você lidaria com / lidaria com isso.' Um cenário, que pode ser relevante para o papel, é dado e o entrevistado é questionado sobre como seria sua reação. O entrevistador julgaria por sua concordância com a abordagem comportamental que você evidenciou em sua resposta. Idealmente, sua resposta deve refletir o estilo de gerenciamento preferido pela organização.
Perguntas que você pode fazer ao entrevistador:
Atitude positiva
Você deve estar preparado para fazer perguntas relevantes que refletirão sua atitude positiva, capacidade e compreensão inata dos requisitos para a função. Tudo isso reflete sua compreensão e seu potencial para cumprir a função. Como tal, você pode garantir que quaisquer aspectos de si mesmo que não teve oportunidade de mostrar agora sejam apresentados em virtude de suas perguntas perceptivas.
Lembre-se de que seu objetivo deve ser demonstrar aos seus futuros empregadores que sua oferta é irresistível e apresenta um caso convincente.