Networking, o termo para fazer conexões, sejam elas sociais ou comerciais, é uma habilidade benéfica a ser cultivada. Pessoas com fortes habilidades de networking têm mais probabilidade de encontrar um ótimo emprego e um ótimo cônjuge. Eles tendem a ser "empreendedores", vivendo vidas ocupadas e repletas de oportunidades. Como eles fazem isso?
Para algumas pessoas, o networking bem-sucedido parece tão natural quanto respirar. Para o resto de nós, é preciso um pouco de esforço. Se você gostaria de melhorar suas habilidades de rede, aqui estão algumas dicas:
Assistir a uma aula. Há uma série de aulas projetadas especificamente para ajudar a melhorar as habilidades de comunicação social e empresarial. Uma das empresas mais conhecidas que oferecem essas classes é a Dale Carnegie Training. Aulas e seminários estão disponíveis tanto para negócios como para crescimento pessoal nas áreas de comunicação eficaz, incluindo networking. Outra possibilidade é comprar materiais de especialistas em rede projetados para ensinar a você habilidades profissionais de rede. Uma dessas empresas, M. Salmon & Associates, oferece seminários de um dia inteiro sobre o assunto, mas para aqueles que não podem comparecer pessoalmente, os materiais são totalmente cobertos em um formato de autoaprendizagem, disponível para compra.
Vá comprar o livro. Peça recomendações a um vendedor amigável em sua livraria favorita. Existem centenas de livros disponíveis para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades interpessoais e de networking; pergunte sobre os mais vendidos e aqueles que são considerados "clássicos".
A prática leva à perfeição. Dominar uma nova habilidade requer prática e o networking não é exceção. Se você tem medo de suas habilidades, pense no que gostaria de dizer às pessoas e depois pratique sua "fala" na frente de um amigo de confiança. Parece muito intimidante? Comece praticando na frente de um espelho.
Comece pequeno. Se você não está à vontade para abordar as pessoas, oferecer sua ajuda e transmitir suas necessidades, comece sendo mais aberto com as pessoas mais próximas de você. O networking mais básico envolve nada mais do que formar relacionamentos saudáveis de troca. Se você conhece alguém que está procurando emprego em sua área, ofereça-se para falar bem dele com seu chefe. Ajudar alguém a progredir na carreira, apresentando-o ao seu local de trabalho, é uma ótima maneira de começar a formar um vínculo. Pode chegar o dia em que ele retornará o favor. Isso é rede.
Aumente a sua confiança. Depois de abordar alguém com sucesso com uma oferta de ajuda, dê o próximo passo. Peça o que você precisa. Não precisa ser da mesma pessoa que você ajudou - fazer networking não significa um favor devido - mas coloque-se lá fora e peça a ajuda ou conselho de alguém. Se você espera encontrar alguém com quem possa participar de reuniões sociais, pergunte a seus amigos se eles conhecem alguém que tenha as qualidades que você aprecia. Muitas grandes "conexões de amor" começaram como apresentações de conhecidos mútuos!
Faça o que você ama. Encontre um clube organizado para pessoas que compartilham alguns de seus interesses ou hobbies. Voluntarie-se para uma causa pela qual você é apaixonado. Coloque-se lá fora. Quando você está ocupado fazendo algo divertido e significativo, suas habilidades de networking e de formar conexões começam a se tornar naturais.
Expanda sua zona de conforto. Procure oportunidades de conhecer novas pessoas e desfrutar de novas experiências. Networking bem-sucedido, seja para negócios ou lazer, requer uma expansão do seu mundo atual. Siga seu próprio ritmo, mas não se esqueça de seguir em frente!
Cuide de suas maneiras. Seja cortês e prestativo ao interagir com as pessoas. Formar amizades é parte integrante de um networking de sucesso. Ofereça-se para estender a mão livremente e não deixe de expressar sincera gratidão pela ajuda que você recebeu.
Encontre um mentor. Se você conhece alguém que é confiante e sempre parece estar "por dentro" sobre comunicação social e empresarial eficaz, peça um conselho. Ele pode muito bem ter algumas dicas a oferecer e, no mínimo, ficará lisonjeado com a sua pergunta.
Seja um mentor. À medida que suas habilidades de networking melhoram, compartilhe sua riqueza com outras pessoas. Se você notar alguém que parece autoconsciente sobre estabelecer uma conexão, dê o primeiro passo. Lembre-se, não faz muito tempo, aquela pessoa tímida e incerta era você!
Dicas rápidas:
Sorrir! Todo mundo prefere estar perto de pessoas felizes e otimistas.
Seja um amigo primeiro. Oferecer ajuda geralmente é mais fácil do que pedir ajuda. Faça o seu melhor para ajudar os outros quando puder.
Seja genuíno. As pessoas podem identificar a falta de sinceridade a um quilômetro de distância - certifique-se de transmitir um sentimento de autenticidade tanto em suas interações pessoais quanto profissionais.