Assistentes sociais certificados são profissionais educados e treinados que servem a outras pessoas em uma variedade de áreas. Os assistentes sociais trabalham na área médica, bem-estar infantil, saúde mental, educação e outras áreas a fim de ajudar outras pessoas a efetuar mudanças positivas. Para muitos assistentes sociais, obter um diploma de assistente social é apenas o primeiro passo para se tornar um assistente social profissional. Muitos empregadores exigem assistentes sociais para obter a certificação, o que significa que cumpriram os padrões rigorosos exigidos para exercer a função de assistente social. Mesmo que um empregador não exija a certificação, tornar-se certificado é uma forma de o assistente social demonstrar seu compromisso com seu campo de prática. As informações a seguir examinam os diferentes tipos de certificação e as etapas necessárias para obtê-los.
Estados exigem assistentes sociais
Muitos estados exigem que os assistentes sociais sejam certificados ou licenciados antes de poderem trabalhar com o título de "assistente social". Os empregadores podem exigir que o assistente social seja certificado ou licenciado em seu estado antes de começar a trabalhar. Os requisitos exatos para obter certificação ou licenciamento variam de estado para estado, e os profissionais interessados devem verificar com o Departamento de Licenciamento de seu estado ou agência semelhante para obter informações mais específicas. Em geral, no entanto, a certificação ou licenciamento exigirá:
conclusão do diploma de Bacharel em Serviço Social (BSW) ou Mestrado em Serviço Social (MSW),
completar um determinado número de horas de pós-graduação de trabalho em serviço social, e
passando em um exame.
Além disso, os estados podem exigir a conclusão de créditos de educação continuada para manter a certificação. Os assistentes sociais certificados podem ser obrigados a aderir a um Código de Ética e podem enfrentar ações disciplinares por violações da ética. Normalmente, são exigidas taxas para obter e renovar a certificação ou licença.
Outra forma de certificação é se tornar um Assistente Social Certificado através da Academy of Certified Social Workers (ACSW) através da National Association of Social Workers (NASW). Esta certificação pode ser concluída além das certificações ou licenças estaduais e não substitui a certificação estadual. Esta certificação, embora não seja necessariamente exigida pelos empregadores, indica que um assistente social concluiu um treinamento adicional e possui uma experiência adicional que o diferencia como excepcional em seu campo. A certificação ACSW é renovada anualmente. Para obter esta certificação, os assistentes sociais devem:
ser membros atuais da NASW,
ter um diploma MSW de uma escola credenciada,
completar pelo menos dois anos de emprego de pós-graduação sob a supervisão de um titular de RSU,
apresentar avaliações profissionais de sua supervisão e de dois colegas de serviço social,
completar pelo menos 20 horas de créditos de educação continuada, e
aderir ao Código de Ética da NASW.
Os assistentes sociais demonstram compromisso com sua profissão e seus clientes ao se tornarem assistentes sociais certificados. A certificação demonstra para empregadores e clientes que o assistente social concluiu um alto nível de educação e treinamento.