Como desenvolver uma carreira em consultoria de informática?
Melissa Rodrigues
• 3 min de leitura
Começar uma carreira em consultoria de informática pode ser uma tarefa muito difícil para alguns indivíduos. Se você é recém-formado ou um profissional de tecnologia da informação que já trabalhou por algum tempo no setor, mas tem apenas experiência profissional padrão, a ideia de fazer um trabalho de consultoria pode deixar um gosto estranho na boca. Para se tornar um consultor de informática de sucesso, você deve ser capaz de pensar como um empresário. Sempre há espaço na indústria para mentes brilhantes e agressivas, que são capazes de mostrar seu nível de especialização, bem como um forte senso de profissionalismo.
Vindo de um fundo de emprego que é classificação e arquivo, você já pode ser usado para receber ordens e seguindo a alta gerência. O que você terá que lembrar ao se aventurar na consultoria de informática é que não haverá mais nenhuma hierarquia, nem um senso real de base. Você é o único responsável por seus clientes e, se quiser ter sucesso neste negócio, precisará conhecer os meandros da operação de seu cliente e garantir que suas necessidades sejam atendidas. Não é uma tarefa fácil, mas pode ser facilitada estabelecendo-se uma boa relação de trabalho com cada um de seus clientes.
Experiências de trabalho anteriores
Primeiro, você precisará estabelecer uma base de clientes. Com base em suas experiências de trabalho anteriores, volte para seus antigos colegas ou clientes anteriores e veja se eles precisam de algum trabalho de consultoria feito. Esta é uma oferta especialmente atraente para um cliente se ele estiver abrindo uma nova empresa ou se precisar de um upgrade em suas operações de TI. Certifique-se de que você é capaz de fornecer serviços relevantes, bem como insights sobre como fornecer a seus clientes as soluções certas. Depois de estabelecer sua base de clientes por meio de referências, boca a boca e até mesmo publicidade na Internet, é hora de começar seu trabalho de consultoria.
Identifique as necessidades do seu cliente. Considere o escopo do impacto do projeto e os recursos que ele e você têm disponíveis. Certifique-se de estabelecer prazos e entregas realistas de desenvolvimento de projetos. Aprenda a levar em consideração as horas de trabalho que você precisará gastar trabalhando no projeto e tenha certeza de que será capaz de propor uma solução sob medida para as necessidades de negócios de seu cliente. Afinal, um consultor é um especialista em seu ofício, então você deve ser capaz de mostrar ao seu cliente que você está falando sério. Cumpra os prazos prometidos e a qualidade dos resultados. Ninguém gosta de um aplicativo criado às pressas que trava após 10 instâncias de execução. Certifique-se de fazer a devida diligência necessária em termos de controle de qualidade e suporte pós-venda. Experimente também uma série de scripts de teste para ver se há algum bug ou problema no sistema antes de entregá-lo ao cliente.
A ideia é apresentar-se a clientes potenciais e existentes como um especialista no assunto em sua área. Estabeleça um bom histórico profissional e você deverá ser bem-sucedido na carreira de consultoria em computação que está começando a construir para si mesmo hoje.