Em alguns estados, é necessário um curso de licença ou certificação antes que os operadores de guindaste sejam contratados e pagos para operar um guindaste de torre, ponte rolante, guindaste de construção ou guindaste móvel. A segurança do guindaste e a conformidade com os padrões são muito importantes.
O licenciamento é diferente de uma certificação, pois é um requisito governamental obrigatório para que um operador possa exercer sua ocupação ou profissão. Para que um operador de guindaste obtenha uma licença, ele precisa fazer um exame e concluir o curso de treinamento apropriado e a experiência exigida.
Contratação de operadores de guindaste
Os seguintes estados exigem uma licença de operador de guindaste antes de contratar operadores de guindaste: Connecticut, Califórnia, Havaí, Maryland, Massachusetts, Montana, Minnesota, Nova Jersey, Nevada, Novo México, Carolina do Norte, Nova York, Oregon, Rhode Island, Pensilvânia, Washington, Utah e West Virginia. Esses estados e as cidades de Chicago, Nova York, Nova Orleans, Filadélfia, Omaha e Washington, DC também licenciam operadores.
Para garantir que você está ciente dos mais recentes procedimentos administrativos e informações sobre licenciamento nas 6 cidades listadas e 18 estados que licenciam, verifique periodicamente os sites de seu respectivo estado ou cidade ou você pode verificar os links fornecidos neste site: nccco.org
Para obter uma certificação de operador de guindaste, uma agência não governamental pode emitir um certificado para indivíduos em reconhecimento de conhecimentos e habilidades verificados após a conclusão voluntária de um requisito do curso. Se um empregador exigir uma certificação para emprego, ou se uma agência federal ou o estado fizer da certificação uma base para um programa de licenciamento, ela se tornará obrigatória. New Jersey e West Virginia são os dois estados que exigem um programa de certificação CCO (Certification of Crane Operators).
A organização estimula continuamente o treinamento
A Comissão Nacional para a Certificação de Operadores de Guindaste (NCCCO) é a organização sem fins lucrativos que desenvolveu os padrões de desempenho eficazes para operações seguras de guindaste na construção e em várias indústrias. É capaz de fornecer uma avaliação independente e completa das habilidades e conhecimentos de indivíduos que se candidatam a uma certificação. A organização estimula continuamente o treinamento e melhora os padrões para equipamentos de elevação e segurança de guindastes, verifica os registros de desempenho, reduz os riscos do local de trabalho e dá o devido reconhecimento aos profissionais dos operadores de guindastes. Você pode consultar este site para obter uma lista das cidades e estados que exigem ou reconhecem o NCCCO certificações.
Embora não haja necessidade de licença para os operadores de guindaste trabalharem em plataformas de petróleo offshore, a maioria dos empregadores ainda exige que os operadores de guindaste façam cursos de atualização e sejam certificados. A empresa impõe este requisito para reduzir a responsabilidade da empresa caso ocorra algum acidente. Os regulamentos federais da OSHA são seguidos e, uma vez que mudam constantemente, ser certificado por uma associação como a NCCCO torna o operador de guindaste seguro.
Força de construção naval
Para trabalhar e receber uma licença para operar um guindaste para a Força de Construção Naval (NCF), os candidatos devem completar 40 horas de instruções formais sobre segurança de guindastes em sala de aula e várias horas de treinamento antes que uma licença seja emitida de acordo com os padrões navais fornecidos.
É melhor concluir um programa de certificação primeiro e fazer o curso de treinamento necessário de uma instituição autorizada como o NCCCO para obter uma licença como guindaste de torre, ponte rolante, guindaste de construção ou operador de guindaste móvel. Faça os cursos de atualização necessários e renove sua licença conforme necessário, e você se qualificará para receber melhores salários.