Encontrar treinamento na área de Tecnologia da Informação não é muito difícil. O verdadeiro desafio é restringir suas escolhas e se concentrar na especialidade e na meta de TI mais importantes para você. Identifique essas metas e, em seguida, identifique as melhores fontes de treinamento direcionado para atender às suas metas.
Identifique a especialidade. Alguns cargos de TI exigem generalistas, mas você não pode estudar tudo de uma vez, então escolha a especialidade onde você tem a maior necessidade de estudar. TI é um campo amplo. No mínimo, um generalista de suporte a uma empresa precisaria saber algo sobre esses assuntos: sistemas (hardware), sistemas operacionais (SO), redes (comunicações, roteadores e switches), interação cliente-servidor (servidores de arquivos, servidores de banco de dados, etc.), segurança (detecção de intrusão, firewalls e autenticação), antivírus, failover e backup, comunicações (e-mail e FTP), automação de escritório (processamento de texto, planilha, apresentação etc.), periféricos (impressoras, fax, etc.) e telecomunicações (telefones).
Identifique seu objetivo. Quanto você precisa saber sobre o assunto? Você precisa saber o suficiente para passar em um teste de certificação ou está adicionando ao seu conhecimento existente para se preparar para um próximo projeto? Se você precisa passar em um teste formal, e o assunto é difícil, você pode querer considerar a instrução formal em sala de aula. Caso contrário, o auto-estudo é o caminho a seguir para a maioria das pessoas.
Quão difícil é o assunto para você? Você consegue informações suficientes lendo um livro ou alguns artigos na Internet, ou já tentou estudar por conta própria sem sucesso? Alguns assuntos são fáceis para nós, enquanto outros simplesmente desafiam o domínio fácil. Você precisa avaliar se pode adquirir o conhecimento necessário por conta própria ou se precisará de um treinamento formal em sala de aula.
Encontre o tipo apropriado de treinamento. O ensino em sala de aula custa dinheiro e você provavelmente ficará à mercê da programação da instituição. Com o estudo autônomo, você tem flexibilidade máxima para estudar de acordo com seu próprio horário. Como você encontra esse treinamento? Procure online, procure na lista telefônica e examine os anúncios em publicações técnicas e revistas que cobrem as áreas temáticas de interesse.
Estudo em sala de aula. Normalmente existem três fontes de estudo em sala de aula para assuntos de TI: faculdades comunitárias, institutos técnicos e os fabricantes e editores da tecnologia que você precisa dominar. Obtenha uma cópia dos horários das aulas de todas as faculdades comunitárias perto de você. Uma rápida olhada na faculdade comunitária primária em minha área mostra que existem 17 aulas de ensino à distância e 38 disciplinas de sala de aula disponíveis para a sessão de outono. Isso fica em uma cidade grande com muita alta tecnologia, mas até mesmo pequenas faculdades comunitárias geralmente oferecem pelo menos alguns cursos de TI ou Sistemas de Informação de Computador (CIS). Caso contrário, faça uma pesquisa na Web ou procure na lista telefônica os institutos técnicos perto de você. Alguns dos melhores treinamentos vêm da fonte. Você está tentando aprender software? Acesse o site do editor. A maioria dos fabricantes e editores oferece treinamento no local ou ensino à distância.
Ensino à distância. Este é o segundo melhor tipo de treinamento e o tipo oferecido por muitos institutos técnicos e pela maioria dos editores e fabricantes. Normalmente é conduzido pela Internet. A voz do instrutor normalmente será fornecida como streaming de áudio (ou discagem por chamada em conferência), e geralmente há uma apresentação visual de acompanhamento. O melhor ensino a distância oferece interação de áudio ao vivo, embora às vezes essa interação seja limitada a acompanhamentos por e-mail. O melhor ensino à distância pode ser quase tão bom quanto o ensino em sala de aula.
Cursos e treinamentos online. O treinamento na Internet pode ser uma maneira excelente e de baixo custo de dominar um assunto. Uma pesquisa na Web pelo assunto mais a palavra "treinamento" revelará vários sites que oferecem instruções. Faça um favor a si mesmo. Faça outra pesquisa na Web pelo nome da instituição mais as palavras "avaliações", "reclamações" ou "problemas". Nem todas as instituições online são tão boas quanto afirmam.
Cursos por correspondência. Eles ainda existem, embora tenham sido amplamente substituídos por cursos online. Os cursos mais comuns são aqueles que levam a algum tipo de certificação, como a certificação A +.
Cursos e materiais escritos. Sua grande livraria local de tijolo e argamassa ou sua versão online podem ser uma ótima fonte de materiais de treinamento. De livros sobre assuntos individuais a séries que levam à certificação, os materiais de treinamento estão disponíveis, novos e usados. O preço será o único fator limitante para você.
Experiência prática. Não há substituto para a prática real. O melhor treinamento escrito ou em sala de aula ainda é apenas "aprendizado de livros". Ponha as mãos no software ou hardware que deseja aprender e realmente aprenda. Se você deseja aprender script de shell Unix, baixe Cygwin e aprenda. Encontre um tutorial online e pratique alguns scripts de shell ou scripts Perl. Quer aprender Linux? Baixe uma distribuição. Construa ou compre um sistema barato e instale o Linux. Explodir, derrubar, cometer erros e aprender. Precisa aprender Oracle? A Oracle Corporation torna o acesso fácil. A licença deles permite que você baixe uma versão perfeitamente utilizável do Oracle, e dezenas de tutoriais estão disponíveis para ajudá-lo a aprendê-la.
TI é um campo muito amplo. Ninguém sabe tudo. Todo mundo precisa aprender mais. A dificuldade do assunto e o resultado desejado determinarão se você precisa de instrução formal ou se pode aprender por conta própria. De salas de aula a livrarias, da Internet ao seu escritório em casa, o treinamento de que você precisa está disponível, e grande parte dele é gratuito. Você só precisa investir tempo e esforço e escolher o método de treinamento que funcionará melhor para você. Seu maior conhecimento levará a um melhor desempenho no trabalho e, por fim, a uma posição de TI melhor e mais bem remunerada.
Cuidado:
Faça uma investigação independente da empresa que oferece instrução antes de pagar o seu suado dinheiro por qualquer treinamento.
Dicas rápidas:
Muitos fabricantes e editores de software oferecem treinamento gratuito como forma de comercialização de seus produtos.