Como aprender protocolo comercial e etiqueta japonesa?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 3 min de leitura
Conduzir negócios em um país estrangeiro apresenta muitos desafios únicos, especialmente quando se trata de comunicação intercultural. Palavras e ações que são totalmente aceitáveis, ou mesmo esperadas, em algumas culturas podem ter efeitos negativos em outras culturas. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de lidar com pessoas de países ricos em tradição, como o Japão, onde uma grande ênfase é colocada no ritual. Para não ofender inadvertidamente seus associados japoneses, seria sensato aprender sobre o protocolo de negócios e etiqueta aceitáveis naquele país. Veja como começar.
Leia vários livros sobre o assunto. Sua livraria ou biblioteca favorita provavelmente tem uma estante inteira cheia de livros que tratam do protocolo comercial e da etiqueta japonesa. Passe algum tempo verificando os índices e lendo alguns trechos dos livros que parecem mais promissores e, em seguida, selecione alguns títulos que abordem especificamente os assuntos sobre os quais você está interessado em aprender. Certifique-se de escolher livros que foram impressos nos últimos cinco anos ou mais, porque os costumes comerciais no Japão estão evoluindo lentamente a cada nova geração. Qualquer coisa escrita há mais de cinco anos pode conter informações desatualizadas.
Participe de um seminário corporativo. Existem inúmeras empresas de consultoria que podem lhe dar um curso intensivo sobre os princípios básicos do protocolo e etiqueta de negócios japoneses. Dependendo da empresa em particular com a qual você escolher trabalhar, o seminário pode durar de algumas horas a alguns dias. A maioria das firmas de consultoria oferece uma variedade de opções de entrega e está até disposta a viajar até seu escritório para realizar o seminário no local.
Inscreva-se em um curso universitário. Se você tiver tempo suficiente antes de sua viagem de negócios ao Japão, você pode querer considerar a matrícula em um curso formal em uma faculdade ou universidade comunitária em sua área. Muitas faculdades e universidades têm uma divisão acadêmica chamada Estudos Continuados, que se destina a atender às necessidades dos alunos que não buscam um diploma. Como tal, as aulas de Estudos Continuados são ministradas à noite ou nos fins de semana para acomodar os horários dos adultos que trabalham. Uma grande porcentagem dos cursos de Estudos Contínuos são relacionados a negócios, então você terá uma excelente chance de encontrar uma aula que lida com protocolo e etiqueta empresarial japonesa.
Faça uma aula online. No caso de você não conseguir encontrar um seminário ou curso universitário em sua área, você pode verificar algumas das ofertas online que estão disponíveis. Muitas instituições conceituadas expandiram seus serviços para incluir versões online de seus cursos regulares. A flexibilidade de uma aula online pode ser exatamente o que você está procurando, especialmente se você não mora perto de uma grande área metropolitana com acesso a outros recursos.
Vasculhe a internet. Se você realmente não tem tempo, também pode consultar alguns sites dedicados ao tópico de protocolo de negócios e etiqueta japonesa. Ao fazer isso, você terá que exercer seu próprio julgamento em relação às informações que encontrar. Embora alguns sites sejam mantidos por profissionais e tenham ótimos conselhos a oferecer, outros são mantidos por hobistas e podem conter informações enganosas ou imprecisas.