Você passou vários anos estudando, obtendo certificações e, para alguns, sendo aprovado no conselho e adquirindo licenças. Para alguns de vocês, pode ter levado muito tempo e uma série de empregos antes de encontrar o certo. Você investiu esse tempo para encontrar o trabalho que lhe pagaria melhor. Você trabalha para ganhar dinheiro. O dinheiro que você ganha faz com que você aproveite os frutos do seu trabalho e viva com conforto.
Há momentos em que você sente que merece um salário mais alto. Você fica tentado a procurar outro emprego apenas para conseguir aquele aumento salarial. Mas conseguir outro emprego pode não ser realmente a resposta. Antes de atualizar seu currículo e marcar entrevistas, considere as seguintes opções que podem ajudá-lo a ganhar mais dinheiro com seu trabalho atual.
Avalie a sua posição atual e verifique se existe um requisito de qualificação atual e atualizado do Departamento de Recursos Humanos da sua empresa. Veja se isso corresponde à sua descrição de trabalho atual.
Verifique os padrões de pagamento do setor para ver se você está obtendo o nível salarial atual para o seu cargo. Imprima cópias desses fatos e números.
Converse com seu chefe e discuta o assunto em questão. Diga a ele que você está feliz com a empresa e que gostaria de permanecer no cargo e discuta as possibilidades de fazê-lo. Diga a ele quais são seus objetivos de carreira e onde você deseja estar na empresa e discuta as opções para alcançar essa posição. Veja se seus objetivos estão alinhados com a direção que a empresa está tomando. Discuta os níveis salariais atuais do setor e converse com seu chefe sobre a possibilidade de conseguir um aumento. Aprenda o que você precisa fazer para conseguir isso.
Seja consistente em seu desempenho no trabalho e seja voluntário em treinamentos e seminários que aumentarão sua competência e habilidades profissionais. Sem se gabar, conte a todos sobre suas realizações. Você será notado em breve e será um candidato a um aumento.
Outra opção que você pode escolher é trabalhar para ser promovido. Na mesma linha, entregue um trabalho consistente e exemplar. Aumente seus conhecimentos. Verifique se há treinamentos especiais que você precisa adquirir e talvez aprendizado adicional para que você possa se qualificar para uma promoção. Discuta com o chefe sobre as opções para obter aquele treinamento especial ou educação continuada necessária. A empresa arcará com o custo do treinamento especial ou educação continuada como um investimento em você? Se for esse o caso, você sabe com certeza que a empresa valoriza a sua contribuição e está disposta a ajudá-lo a atingir os seus objetivos e os da empresa.
Você pode ter algumas habilidades inexploradas que não podem aplicar ao seu cargo, mas podem ser uma contribuição valiosa para outro departamento. Veja se você será pago a mais para fazer isso.
Verifique a possibilidade de trabalhar horas extras principalmente se houver pendências em seu departamento. Talvez você possa levar para casa trabalho extra que pode fazer em casa e receber um pagamento extra por isso.
Consulte o Departamento de RH e veja se há vagas para promoção lateral ou mesmo transferência para outro departamento que lhe permita receber uma remuneração maior. Certifique-se de entender o que está envolvido nessas transferências antes de se comprometer. Mesmo que você não esteja saindo da empresa, ingressar em outro departamento significa que haverá novos ajustes, novos relacionamentos a serem formados, novas pessoas com quem trabalhar e o estabelecimento de novos contatos. Você terá que gastar um tempo considerável para aprender o funcionamento do novo departamento.
Seja o melhor que puder e tenha um desempenho consistente. Vá além do que é esperado de você em sua posição atual, sem exagerar. Os superiores irão notar o seu desempenho e recompensá-lo em breve.