Como escrever uma réplica a uma avaliação negativa do trabalho?
Giovana Zambrano
• 4 min de leitura
As avaliações anuais de cargos são normalmente realizadas em todas as empresas, pelo menos naquelas que valorizam a melhoria e a excelência, com o objetivo de fornecer algumas informações críticas aos seus funcionários com o objetivo de elogiá-los pelo excelente trabalho ou de notificá-los nas áreas de que necessitam trabalhar em. Normalmente, a avaliação do cargo é feita pelo superior direto do funcionário e, na maioria das vezes, serve de base para promoções e aumento de salário. Agora, haverá momentos em que a avaliação do trabalho feita em um determinado funcionário pode ser negativa por natureza e bastante questionável. Quando isso acontece, o único recurso é responder a essa avaliação falha de seu desempenho no papel. Aqui estão algumas dicas sobre como escrever uma réplica para uma avaliação negativa do cargo.
Obtenha cópias da avaliação do trabalho e do contrato de trabalho. O primeiro passo para escrever uma refutação a uma avaliação de trabalho negativa seria obter uma cópia da própria avaliação e uma cópia do contrato de trabalho. Esses dois documentos devem ser a base e o recurso para a carta de refutação. Leia a avaliação e anote todos os elementos negativos que você acha que não são justos. Compare-os com a descrição do trabalho e responsabilidades listadas no contrato de trabalho. Se houver um único detalhe sobre a avaliação que está em conflito os detalhes sobre o contrato de trabalho, fazer -se de anotar isto.
Compare os pontos da avaliação com suas realizações e histórico de trabalho. Outra coisa importante a fazer antes de escrever a carta de contestação é simplesmente anotar as realizações realistas e mensuráveis que você alcançou durante sua gestão e que contradizem alguns dos pontos negativos da avaliação. Esses serão seus pontos fortes para virar a avaliação para o outro lado. Na verdade, esses pontos contraditórios deveriam ser a carne principal de sua carta.
Escreva a carta. Redija uma carta de refutação respeitosa e anote de forma lógica e objetiva todos os pontos que deseja contestar na avaliação do trabalho. Anote cada ponto e siga-o com uma refutação sólida, citando pontos no contrato de trabalho e suas realizações de trabalho para desafiar o ponto negativo. Se necessário, peça a alguns de seus colegas de trabalho que atestem certos aspectos de seu trabalho, se alguns desses pontos não puderem ser medidos ou comprovados no papel. Certifique-se de enviar a carta ao seu superior direto e ao departamento de recursos humanos da empresa.
Agende uma reunião para discutir a carta. Notifique os recursos humanos e seu superior direto de que deseja discutir o conteúdo da avaliação do trabalho e da carta. Esta reunião será um ótimo local para esclarecer cada ponto da carta. Se o superior direto perceber que foi longe demais com alguns dos aspectos da avaliação do cargo, ele pode retirá-la e criar uma nova e mais objetiva.
Peça ao RH para inserir a carta de contestação em seu arquivo. Se seu superior direto não reconhecer seus erros, então seu último recurso será simplesmente fazer com que o RH inclua sua carta de refutação em seu arquivo de trabalho para que, quando chegar a hora de uma avaliação completa, a avaliação negativa do trabalho e sua carta de refutação forneçam mais informação ao responsável pela avaliação.
Trabalho representativo sindical
Se você for um membro do sindicato, poderá achar todo o processo muito mais fácil, pois pode fazer com que seu representante sindical trabalhe com você no processo de contestação, tanto verbal quanto por escrito, e faça com que ele faça o trabalho braçal para que a avaliação seja anulada.
Ao escrever a carta, é importante manter a calma o tempo todo. É fácil se perder em suas emoções que podem piorar sua estatura perante a empresa. Lembre-se sempre de que você deve ser frio, calmo e objetivo para não desrespeitar ninguém que está acima de você em autoridade.