Torne-se um Consultor Financeiro: Analista, Consultor e Planejador
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 4 min de leitura
Obtenha sua certificação CFA, FRM ou CFP
Tornar-se um consultor financeiro é uma das oportunidades de carreira mais interessantes e lucrativas, simplesmente porque qualquer trabalho que tenha a ver com dinheiro e finanças sempre acarreta um prêmio alto. Ao mesmo tempo, é um trabalho muito competitivo e árduo, você precisa ter qualificação profissional, ter aptidão para números e ser analítico e lógico no seu processo de pensamento.
Existem várias categorias de consultores financeiros e você tem a opção de ser um profissional assalariado ou autônomo. Com o tempo, descobriu-se que quase 30-30% dos profissionais de finanças são autônomos, portanto, esta é uma boa opção para aqueles interessados em ser seu próprio patrão. As diferentes categorias de consultores financeiros são analistas financeiros, consultores financeiros pessoais, gestores de carteiras, gestores de fundos, gestores de risco, analistas de classificação, banqueiros privados ou gestores de fortunas, para citar alguns. Se você estiver interessado nesses campos, leia as diretrizes descritas abaixo.
Passo 1
Educação e qualificações exigidas. O requisito mínimo para se tornar um consultor financeiro é o diploma de bacharel. Também é preferível que você obtenha um diploma de mestre em finanças ou administração de empresas, ou busque credenciamentos profissionais. Para cada uma das categorias de consultores financeiros descritas acima, as qualificações mínimas e o treinamento exigidos estão listados aqui. Os analistas financeiros, além de pós-graduação ou mestrado, devem ter formação em contabilidade, finanças, estatística ou economia. Outras qualificações ou especializações preferíveis são exigidas em qualquer um ou todos estes assuntos: métodos de análise financeira, orçamento corporativo e procedimentos contábeis, gestão de risco, precificação de opções, avaliação de títulos, etc. Trabalho de projeto ou qualquer tipo de aprendizagem em qualquer um dos acima assuntos mencionados também são bem-vindos,uma vez que prova que você tem um entendimento prático e foi capaz de colocar a teoria em prática em situações reais de negócios.
Os consultores financeiros pessoais devem ter pós-graduação em finanças ou administração de empresas; com treinamento adicional em áreas como economia, matemática, direito, tributação, investimento e planejamento patrimonial, gestão de risco; seguro, planejamento financeiro, etc. Estas são qualificações de valor agregado e preferíveis.
Passo 2
Licenciamento e credenciamento. Os analistas financeiros precisam ser licenciados pela Financial Industry Regulatory Authority (FINRA); a categoria de licença exigida dependerá da especialização individual. Os consultores financeiros pessoais exigem vários tipos de licenciamento, como a série 7 ou a série 63 ou 66 para praticar, além do licenciamento pelos respectivos conselhos estaduais, caso desejem oferecer serviços de seguro.
Etapa 3
Certificações. Existem certificações complementares que você pode obter como consultor financeiro, embora não sejam obrigatórias. No entanto, essas certificações aumentam sua reputação e posição profissional e são úteis no contexto da construção de sua lista de clientes. As certificações disponíveis são: Chartered Financial Analyst (CFA), CertifiedFinancialPlanner (CFP), Fellow in Risk Management (FRM), etc. Obter essas certificações envolve ter um negócio básico de finanças ou outro diploma de pós-graduação, períodos específicos de trabalho experiência e aprovação nos exames apropriados dentro do tempo e número de sessões prescritos.
Outras habilidades necessárias. Se você quer aprender como se tornar um consultor financeiro ou consultor financeiro, saiba que é mais do que apenas obter um diploma. Além das qualificações educacionais e profissionais discutidas acima, os consultores financeiros também devem ter as seguintes habilidades - comunicação, habilidades analíticas e cognitivas, um processo de pensamento lógico, resolução de problemas, atendimento ao cliente e, em termos de qualidades pessoais, ser autoconfiante, maduros, iniciantes, criativos e inovadores na abordagem do trabalho. Familiaridade e interesse em mercados financeiros, política governamental, economia global, tributação e legislação é uma vantagem adicional. Créditos de educação continuada em finanças, que podem ajudá-lo a aprender esses aspectos da área, estão disponíveis em várias escolas renomadas.
Seguindo as sugestões mencionadas neste artigo, você poderá se tornar um consultor financeiro. Este é um trabalho que, a longo prazo, traz recompensas atraentes e satisfação no trabalho.