Como criar um vídeo de treinamento?

Os vídeos de treinamento geralmente destacam os valores da empresa
Os vídeos de treinamento geralmente destacam os valores da empresa e as atividades comuns que os funcionários costumam realizar regularmente.

As empresas costumam usar um vídeo de treinamento para familiarizar seus novos funcionários com suas práticas comerciais comuns e também para serem informados sobre certas atividades e comportamentos que podem ser considerados uma gafe no ambiente de trabalho. Muitas empresas contratam produtores de apresentações audiovisuais e criadores de vídeo para montar esses minifilmes e, embora a atuação seja um pouco deficiente na maioria das cenas, essas apresentações em vídeo são mais do que úteis para fazer um funcionário sem noção entender os recantos e nuances de estar em uma nova empresa.

Inclui suplementos de treinamento

Os vídeos de treinamento geralmente destacam os valores da empresa e as atividades comuns que os funcionários costumam realizar regularmente. Em muitos casos, entre os possíveis conteúdos da primeira apresentação de vídeo estariam as precauções de segurança que os funcionários precisam adotar durante o trabalho. Em seguida, vídeos de sucesso podem incluir suplementos de treinamento para verificações de segurança e primeiros socorros.

Embora seja melhor deixar a produção de um vídeo de treinamento para os criadores de vídeo profissionais, uma pequena empresa ou uma empresa com um orçamento pode querer seguir o caminho do faça-você-mesmo. Aqui estão algumas dicas sobre como criar seu próprio vídeo de treinamento.

Brainstorm. A melhor maneira de começar é debater as ideias primeiro. Sobre o que o vídeo deveria ser? Como o vídeo pode transmitir da melhor forma a mensagem que você deseja transmitir aos trainees? Que tipo de vídeo você usará? Você usará apresentações de slides? Você usará esquetes e cenários encenados? Essas perguntas terão que ser respondidas antes de você seguir em frente.

Como o vídeo pode transmitir da melhor forma a mensagem que você deseja transmitir aos trainees
Como o vídeo pode transmitir da melhor forma a mensagem que você deseja transmitir aos trainees?

Storyboard. Depois de criar uma história para sua apresentação de vídeo, você pode prosseguir para a criação de um storyboard. Um storyboard se parece com uma história em quadrinhos e conteria as cenas principais de seu material de treinamento. Tente descobrir como as cenas serão filmadas e quanta conversa envolverá. Você também pode identificar os eventos e efeitos importantes para cada cena. Haverá música de fundo? Que tal usar texto e locução? Enriquecer a experiência de visualização é sempre bom, desde que não distraia o espectador do foco principal do vídeo.

Vídeo de treinamento

Filmar a cena. A próxima etapa é procurar um local para gravar seu vídeo. Como você vai simular eventos no escritório ou na fábrica, pode usar suas próprias instalações. Isso não seria apenas conveniente, mas também ajudaria a cortar custos. Você também pode iniciar a triagem e a audição de pessoas para possíveis papéis no vídeo de treinamento. Alguns de seus funcionários provavelmente ficariam entusiasmados em fazer parte de um vídeo de treinamento. Certifique-se de levar as pessoas que registram o melhor na câmera. Existem alguns rostos e personalidades que simplesmente aparecem na tela. Eles podem não ser necessariamente as pessoas mais bonitas, mas são certamente as mais assistíveis.

Editando. Filme suas cenas e siga-as conforme planejado. Tenha o roteiro pronto para os atores que podem ter dificuldade em memorizar as falas. Depois de fazer todas as cenas, você pode prosseguir com a edição do material de vídeo. Você pode usar softwares disponíveis comercialmente, como Adobe Premiere ou Apple FinalCut. Ou se preferir simplicidade e estiver com um orçamento apertado, você pode usar o Movie Maker gratuito da Microsoft. Edite, corte e cole para tornar seu filme o mais parecido com um vídeo profissional possível. Aqui, você pode adicionar efeitos como locuções e sobreposições de texto e transições de cena. Se você preferir que a pós-produção seja feita profissionalmente, isso também é possível. Pelo menos você conseguiu economizar alguns custos durante a filmagem.

Armazenado digitalmente hoje em dia

Publicação. Então, a última etapa seria publicar e armazenar o vídeo de treinamento. A maioria dos vídeos hoje em dia pode ser armazenada digitalmente em discos rígidos como arquivos de filme que podem ser assistidos com reprodutores de mídia como Quicktime e Windows Media Player. Mas é melhor salvar seus vídeos no formato DVD, porque eles são facilmente armazenados, duram muito e podem ser assistidos facilmente com qualquer DVD player.

Você pode achar necessário atualizar seu vídeo de treinamento regularmente, especialmente se novas tecnologias ou processos forem implementados em seu local de trabalho. Para isso, você pode manter arquivos de suas filmagens anteriores e filmagens para uso futuro. Mas se você já produziu um vídeo conforme descrito aqui, provavelmente achará mais fácil produzir o próximo.

Artigos relacionados
  1. Como decidir se um programa de MBA é ideal para você?
  2. Como decidir qual carreira pode ser mais adequada para sua personalidade?
  3. Como desenvolver habilidades interpessoais?
  4. Como projetar uma sala de treinamento?
  5. Como desenvolver habilidades de comunicação?
  6. Como desenvolver habilidades de aprendizagem?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail