Como fazer seu próprio plano de desenvolvimento profissional?
Aaron Rezende
• 3 min de leitura
Um plano de desenvolvimento pessoal é um programa projetado para fornecer e equipá- lo com mais aprendizado para sua vida e sua carreira. Existem várias técnicas que você pode usar na elaboração de seu próprio plano de desenvolvimento pessoal, e aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso.
Plano de Desenvolvimento pessoal
Deve-se fazer uma distinção entre os tipos de aprendizagem que você pode obter com um plano de desenvolvimento pessoal.
O primeiro tipo é o aprendizado formal. O aprendizado formal acontece quando você decide se inscrever em uma aula ou tem um terceiro externo para treiná-lo exatamente o que você precisa saber. A aprendizagem formal pode ocorrer em uma sala de aula ou também em uma sessão de tutorial individual. O ambiente da sala de aula pode ser muito útil para a maioria das pessoas, pois a presença de outros alunos faz você se sentir confortável e mantém você motivado para acompanhar o ritmo da aula. Obter feedback e reforço de outras pessoas neste tipo de ambiente também pode ser útil se você deseja reter as informações que está recebendo. Normalmente, as certificações e credenciamentos profissionais são obtidos por meio de treinamento formal, portanto, você precisará se comprometer com a classe e o programa se quiser obter uma determinada certificação.
O autodidatismo, ou aprendizagem autodirigida, é outro método de obter informações sobre um determinado tópico que faz parte do seu plano de desenvolvimento pessoal. Novamente, a ideia aqui é que você precisa se comprometer com o programa de desenvolvimento pessoal que estabeleceu, e tudo deve correr bem. Existem muitos livros de como fazer e de autoajuda disponíveis no mercado hoje, e você definitivamente pode encontrar uma infinidade de artigos na Internet, que podem te ensinar como fazer certas tarefas, ou fazer melhor em seu trabalho, bem como mantê-lo organizado. Como essa abordagem exige muita pesquisa, prepare-se por longas horas enquanto procura a fonte de material certa para seu auto-estudo.
A ideia por trás de elaborar e seguir um plano de desenvolvimento pessoal é simples - um plano de desenvolvimento pessoal é algo que você estabelece a fim de desenvolver e aprimorar suas habilidades essenciais, a fim de dar a você uma vantagem em seu trabalho. Além de tirar um tempo do dia para aprimorar continuamente suas habilidades essenciais, o plano de desenvolvimento pessoal também deve levar em consideração o treinamento que você pode fazer após sua rotina normal. São cursos complementares que, idealmente, devem ajudá-lo a se manter mais competitivo no mercado. Planos de desenvolvimento pessoal quase sempre são escritos em resposta a uma determinada necessidade. A este respeito, leve em consideração a sua situação de vida atual. Definitivamente, você não quer morder mais do que pode mastigar, portanto, antes de elaborar um plano de desenvolvimento pessoal ambicioso e ambicioso, certifique - se de que os cursos extras que fará realmente se encaixam em sua programação. Não exagere, mas também não seja muito conservador. Afinal, a ideia é aprender algo novo, sem esquecer o que você já sabe.