Como se preparar para empregos e carreiras em ciências?
Paulo Bruno Fernandes
• 3 min de leitura
Você gosta de resolver problemas? Você sempre sente necessidade de fornecer uma maneira lógica de descobrir alguns mistérios da vida real? Encontrar o emprego ou a carreira científica certa é a melhor maneira de satisfazer essas curiosidades.
Existem vários campos científicos importantes onde se pode começar uma carreira. Cada campo está envolvido em diferentes áreas das ciências teóricas e aplicadas. A maioria dessas ocupações é voltada para a pesquisa e são encontradas em universidades ou centros de pesquisa. Embora ter uma formação teórica nessas áreas seja um bom começo, aqui estão algumas maneiras pelas quais um aspirante a cientista pode determinar seu interesse e aptidão para um trabalho relacionado à ciência.
Requisitos intelectuais necessários
Meça sua curiosidade. O mundo da ciência é cercado por vários ramos para você escolher. Muitas pessoas pensam que têm inclinações científicas, mas não têm certeza se atendem aos requisitos intelectuais necessários para cada área. É muito importante que se considere primeiro a motivação exata para escolher o campo selecionado. Pesquise na Internet e verifique as oportunidades e qualificações necessárias para determinar se você está qualificado para o trabalho que deseja. Tente considerar em qual campo científico você é mais adepto. É fundamental que você tenha pelo menos o título de Bacharel em Química, Física, Matemática, Biologia e outras áreas, sejam ciências teóricas ou aplicadas.
Seja um aprendiz. Se você está apenas começando, ser um aprendiz ou assistente de um cientista de renome é a melhor maneira de ganhar pontos de experiência e aprender as cordas do campo selecionado. Prepare-se para uma entrevista e para algum treinamento prático. Você tem que estar intelectualmente, emocionalmente e fisicamente pronto para impressionar potenciais empregadores. O aprendizado sob a orientação de um mentor competente é uma maneira de se preparar para trabalhos maiores.
Buscando estudos superiores
Vá para o ensino superior. Quando você se interessa por uma carreira nas ciências, seria uma boa ideia fazer uma pós-graduação, como um mestrado ou doutorado em sua área específica. Isso o ajuda a progredir em sua carreira, especialmente porque muitos de seus colegas estariam cursando estudos superiores também.
Procure oportunidades de emprego. Depois de reservar um tempo para listar suas qualificações e nível de motivação em relação a um determinado campo científico, você deverá ser capaz de pesquisar os vários empregos científicos disponíveis no mercado. Verifique online as ofertas de emprego à procura de pesquisadores, testadores de campo, técnicos de laboratório e outras posições. Você também pode consultar os anúncios classificados do seu jornal local. Outra boa fonte de informação sobre carreiras científicas é o quadro de avisos da escola, faculdade ou universidade. Você também pode perguntar em sua rede de colegas de classe e colegas se eles sabem de alguma vaga de emprego.
Depois de encontrar o emprego dos sonhos em ciências, você está a caminho de uma carreira frutífera como cientista. No entanto, não descanse sobre as folhas de louro. A ciência é um campo de rápido desenvolvimento e há novas descobertas todos os dias. Continue a se atualizar com as últimas tendências lendo notícias online, periódicos científicos e discutindo ativamente com colegas e contemporâneos. A ciência é realmente um campo de estudo intrigante e também uma indústria competitiva.