Quando feito de forma estratégica e executado de forma eficaz, você se surpreenderá com o quanto pode realmente fazer. Só ficamos doidos quando estamos totalmente engajados e atuando no limite de nosso envelope pessoal. Ficar mexendo nos papéis e mexendo nos papéis ou esperando as ordens do chefe não te deixam feliz. Você quase pode ouvir o respeito próprio descendo pelo gorgoleiro. Fale sobre uma situação em que todos perdem. E NÃO tem que ser assim. Às vezes, acontece que você se sente um estranho, sentado nas arquibancadas observando os outros se divertindo com a eficácia. Não espere que alguém lhe mostre como você se encaixa. Como diz o treinador de rugger... ENTRE EM MESA!
Passo 1
Identifique as principais tarefas em seu trabalho. Descubra os conhecimentos e habilidades necessários para ser eficaz em cada tarefa. Combine-os com suas próprias capacidades e talentos. Se você realmente não gosta do seu trabalho, uma ótima maneira de escapar é abrir caminho para uma promoção.
Passo 2
Avalie seus talentos e pontos fortes. Faça uma lista e verifique os itens que correspondem diretamente a essas tarefas principais do trabalho. Identifique as áreas onde você precisa intervir para que possa desempenhar essas tarefas com mais eficácia.
Etapa 3
Desenvolva um plano de desenvolvimento pessoal. Anote isso para que fique mais claro para você e não se torne uma atividade aleatória que você faz quando tem tempo ou se lembra de fazê-la. Não é uma inserção em seu dia. Você precisa colocar um cronograma e se monitorar em alguns pontos estratégicos que você marcar no seu plano. Identifique os recursos de que você precisa e coloque-os em prática. Veja o que suas instituições de ensino locais oferecem. Descubra se alguém de seu círculo pode ser seu mentor. Você ficará surpreso com a quantidade de recursos disponíveis quando você realmente os caça. Não se esqueça de incluir incentivos e recompensas por atingir seu objetivo. Você deve isto a si mesmo.
Passo 4
Aja de acordo com seu plano. Você não deixa este plano abandonado até a próxima programação de avaliação. Passe algum tempo todos os dias aprendendo e melhorando seus conhecimentos e habilidades. Agende isso. Quanto mais habilidades você tiver, mais poderá contribuir. Determine as habilidades que geralmente são exigidas em sua área de interesse, além de seu trabalho. Trabalhe duro nisso. Faça cursos se for necessário. Aprendiz de alguém que é muito bom nos itens listados. Desenvolva uma ou duas habilidades de que você realmente goste e seja o melhor nelas, e as pessoas o chamarão quando precisarem desse talento. Quanto mais as pessoas respeitarem sua experiência, mais confiante você se tornará. À medida que você fica confiante em uma habilidade, mova-se para a mais próxima a esta para que você não tenha uma curva de aprendizado íngreme. Trabalhe nisso também. Lembre-se, escolha aquelas de que você gosta e que também vai assobiar.
Etapa 5
Monitore seu progresso. Faça isso com um mentor ou treinador que será duro com você. Se o seu plano incluir resultados claros em pontos estratégicos, você verá os sucessos alcançados.
Se recompense. Identifique as recompensas que você dá a si mesmo quando atinge uma mega meta em seu plano de desenvolvimento pessoal. Isso também fortalece o seu respeito por si mesmo: você é capaz de realizar o que se propôs a fazer.
À medida que avança em seu plano, você ficará surpreso com o quão eficiente você se tornará nas tarefas do dia-a-dia. Você vai gostar mais de si mesmo. Outros verão a mudança e se sentirão bem perto de você. Em breve você será o treinador!