Como se tornar um conselheiro de crédito certificado?
Lorena Patrícia de Pires
• 3 min de leitura
Os conselheiros de crédito são profissionais que ajudam os clientes a administrar as finanças, reduzir dívidas e estabelecer o orçamento. Na economia de hoje, o sistema monetário baseado em crédito trouxe inúmeras pessoas profundamente em dívidas que continuam a aumentar fora de controle. Consequentemente, a necessidade de conselheiros de crédito está aumentando. Embora não haja requisitos rígidos para entrar nessa profissão, há diretrizes que você precisa seguir se quiser se tornar um conselheiro de crédito certificado.
Educação. Obtenha um diploma em negócios, finanças, práticas contábeis e bancárias ou outros cursos relacionados. Entre várias coisas, o trabalho de um conselheiro de crédito é fornecer uma orientação financeira detalhada aos clientes. Embora não haja graduação obrigatória, uma formação educacional, de preferência nas áreas de estudo financeiras, será altamente benéfica em sua busca para se tornar um conselheiro de crédito, pois você precisa estar equipado com um entendimento abrangente das múltiplas questões financeiras que lhe permitirão fornecer soluções eficazes para problemas de crédito complexos. Para ajudá-lo a entender e lidar melhor com seus clientes que provavelmente estão com dívidas graves, obter cursos sobre aconselhamento ou relacionamento com o cliente também será uma vantagem.
Licença ou certificação. Embora a certificação não seja exigida para se tornar um conselheiro de crédito, a maioria dos empregadores e clientes em potencial preferem profissionais certificados. Após obter seu diploma e / ou programas de treinamento, consulte os programas de certificação oferecidos pela National Association of Certified Credit Counselors (NACCC). Além da certificação de aconselhamento de crédito básico, você pode optar por obter certificações avançadas como um conselheiro de crédito sênior ou um conselheiro de saúde financeira. Quanto mais certificações especializadas você tiver, mais atraente se tornará para potenciais empregadores e clientes. Aparentemente, com várias certificações, você adquire um enorme potencial para ser facilmente promovido no trabalho.
Educação continuada. Ao passar no exame de licenciamento, você receberá uma certificação renovável válida por dois anos. Dentro deste período, você deve completar pelo menos 16 horas de educação continuada para ser elegível para a recertificação. Isso é exigido pelo NACC para garantir que os conselheiros de crédito certificados estejam continuamente aprimorando o conhecimento e as habilidades por meio de programas aprovados pela organização.
Emprego. Comunique-se diretamente com os centros de aconselhamento de crédito em sua área. Agências de emprego estaduais, agências de colocação de faculdades ou universidades e anúncios em jornais também são fontes de oportunidades de emprego. Você também pode procurar a ajuda de um agente financeiro que pode encaminhá-lo a clientes que precisam de conselheiros de crédito. Participar ativamente de associações de conselheiros de crédito também pode fornecer a você muitas oportunidades de emprego.
Ser um conselheiro de crédito certificado não se trata apenas de analisar e gerenciar as finanças e dívidas do cliente. É importante lembrar que você lidará com pessoas emocionais que precisam de ajuda séria para se livrar das dívidas e colocar suas vidas nos trilhos. Por esse motivo, o interesse genuíno em ajudar os outros e a capacidade de empatia são habilidades e características importantes que você deve ter ao praticar seu trabalho.