Mulheres de todas as idades adoram sapatos; este é um fato bem conhecido. Na verdade, muitas dessas mulheres sonham em fazer seus próprios sapatos e aspiram a fazer exatamente isso. Para essas pessoas, existe um trabalho perfeito para elas! Quem sonha em fazer seus próprios sapatos tem a capacidade e a oportunidade de se tornar um sapateiro. O sapateiro é a pessoa que desenha, conserta, confecciona ou decora sapatos e botas. Nos anos 1600, tornar-se sapateiro significava comprar peles de vaca e fazer três sapatos diferentes como ocupação. Hoje é um pouco mais fácil se tornar um.
Escolas reais de design
A primeira coisa que precisa ser feita é participar de várias aulas ou workshops que ensinam os alunos a desenhar sapatos. É claro que existem escolas de design reais, mas se você não possui os recursos financeiros para superá-las, provavelmente essa não é uma opção muito boa. Se você tem dinheiro, por favor, vá em frente! Você não precisa, entretanto, viajar para a Europa ou morar em Nova York para se tornar um sapateiro de sucesso.
Escolha uma área de especialidade em design. Você pode criar botas e sapatos do zero. Comece esboçando e desenhando essas idéias de design em um pedaço de papel.
Em seguida, dê uma olhada e encontre algumas feiras para participar. As feiras são um ótimo lugar para ir em frente e encontrar algumas pessoas que já estão no setor. As pessoas do setor que estão em feiras de negócios incluem designers técnicos que aceitam as ideias e os tornam protótipos, fabricantes que transformam seu protótipo em um sapato ou bota real e os profissionais de marketing que colocam o produto final no mundo para o público ver e comprar. Esses contatos serão inestimáveis mais tarde em sua carreira.
Bom designer de calçados
Ao se preparar para se tornar um sapateiro, você também vai querer ir em frente e preparar um plano de negócios. Além de ser um bom designer de calçados, espera-se que você esteja familiarizado e tenha um bom senso de negócios. Se você não tiver certeza de quais etapas são necessárias neste momento, é aconselhável procurar a ajuda de um planejador financeiro ou talvez de um representante de banco para ajudar a colocar o plano de negócios no papel.
Se tornar-se um sapateiro em termos de design e marketing não parece ser a carreira certa para você, existem outras opções disponíveis no setor que são menos complicadas. Outras maneiras de se tornar um sapateiro incluem pintar e decorar sapatos, tênis ou botas, tingir sapatos de noiva e de baile, decorar botas com strass ou miçangas e talvez até mesmo usar bordados para enfeitar diferentes tipos de botas e sapatos.