Um ministro da Eucaristia ajuda o sacerdote a preparar e servir a Sagrada Eucaristia. Ao contrário de um padre, um ministro eucarístico não é ordenado pela igreja. No entanto, os deveres que ele tem para com a igreja e para com o padre são de alto valor. Ele deve ser capaz de se juntar ao padre que preside a Santa Missa em oração. Ele também está encarregado de ajudar o sacerdote na realização de certos ritos que ele deve fazer durante a missa. O ministro eucarístico também ajuda na limpeza das tigelas e cálices usados na missa. Não é fácil viver a vida de ministro eucarístico. Você deve estar preparado para assumir um compromisso vitalício com a igreja. Você também deve ter um forte senso de dedicação para se tornar apto para este trabalho.
Ministro eucarístico
Aqui estão alguns passos que você deve seguir se deseja se tornar um ministro da Eucaristia:
Comece a construir sua base espiritual. O primeiro passo para se tornar um ministro leigo é ter um bom relacionamento com Deus. Você deve ser capaz de praticar um bom exemplo da fé católica em seus atos. Faça questão de completar os sacramentos sagrados que estão disponíveis para você. Faça questão de assistir à Santa Missa regularmente. Faça um movimento para se submeter ao sacramento da reconciliação.
Obtenha alguns conselhos espirituais. Para se tornar um ministro da Eucaristia, você deve saber todas as coisas que deve fazer. Consulte o seu padre local para descobrir o papel que você deve desempenhar se se tornar um ministro leigo. Tente descobrir se você é um candidato provável para esta posição. Tente decidir se você está pronto para assumir o compromisso de cumprir essa tarefa de maneira adequada. Você também pode visitar sites religiosos que podem lhe dizer mais sobre os deveres de um ministro da Eucaristia.
Seja treinado para o trabalho. Obtenha uma associação paroquial. Tente obter atualizações sobre a programação das sessões de treinamento para aspirantes a ministros leigos. Tente inscrever-se para o próximo treino que a paróquia irá agendar. Depois que sua programação for definida, faça questão de fazer os preparativos. Consulte o escritório paroquial sobre o que você precisa para se preparar para o treinamento. Faça questão de participar dos seminários de treinamento regularmente. Preste atenção a todos os procedimentos que seus treinadores discutirão no seminário de treinamento.
Inscreva-se para o serviço. Assim que uma vaga para ministro eucarístico estiver disponível, inscreva-se em sua paróquia para servir como ministro leigo. Você pode tentar se inscrever para um ano de serviço inicialmente para testar se está pronto para assumir um compromisso. Com base em sua experiência e desempenho, decida se está preparado para devotar toda a sua vida ao serviço da igreja. Se você sente que está pronto para devotar sua vida ao serviço da igreja, faça o seu compromisso na paróquia.
A vida de um ministro eucarístico gira em torno da igreja. Ele deve ser capaz de dar um bom exemplo de católico à comunidade. Se você acha que é o homem certo para este trabalho, pode usar esta lista como um guia para atender ao seu chamado.