Design acústico, carpintaria para fazer gabinetes e habilidades de design de pianos são exigidos pelos técnicos de piano que também são reconstrutores ou pintores.
A indústria da música e das artes cênicas tem uma infinidade de empregos - técnicos e não técnicos - e um afinador ou técnico de piano é um desses papéis, mais adequado para pessoas com ouvido para música e habilidades competentes para tocar piano! Como afinador de piano ou técnico, você pode encontrar empregos em diferentes tipos de locais de trabalho, como escolas e faculdades de música, salas de concerto, estúdios de gravação, etc. Se este é um trabalho que parece interessante para você, então continue lendo para aprender como se tornar um afinador de piano.
The Piano Technicians 'Guild (PTG) é uma associação profissional sem fins lucrativos de afinadores ou técnicos de piano e é a única organização que define regras e regulamentos para técnicos de piano, além de conceder certificação a afinadores de piano profissionais que concluam com sucesso um estudo muito detalhado e rigoroso programa de treinamento para obtenção do certificado de Registered Piano Technicians (RPT). Um RPT é responsável pela afinação geral, manutenção e reparos de qualquer tipo de piano.
Descrição do trabalho Um afinador ou técnico de piano é responsável por afinar, manter e reparar pianos e ajustar pianos de todos os tipos, a fim de melhorar a qualidade do toque e do som. Os técnicos de piano podem diagnosticar e reparar qualquer mau funcionamento mecânico e redefinir ou afinar o piano em sua configuração ideal para clareza de som e facilidade de tocar.
Habilidades requeridas
Boa amplitude de audição e capacidade de distinguir entre nuances musicais sutis;
Flexibilidade e destreza no trabalho com os dedos são essenciais; assim como a aptidão física geral;
Alguma quantidade de treinamento técnico pode ser necessária para usar dispositivos eletrônicos sensíveis e tecnologia que são usados no ajuste fino de um instrumento;
Design acústico, carpintaria para fazer gabinetes e habilidades de design de pianos são exigidos pelos técnicos de piano que também são reconstrutores ou pintores.
Existem várias maneiras pelas quais você pode obter treinamento em afinação de piano; elas estão listadas abaixo.
Programas de treinamento Existem várias maneiras pelas quais você pode obter treinamento em afinação de piano, estas estão listadas abaixo:
Cursos acadêmicos em escolas residenciais ou faculdades;
Programas de autoaprendizagem ou ensino à distância ou cursos online;
Aprendizagem com um afinador de piano experiente.
Treinamento avançado
O treinamento básico é por um período que varia de 6 meses a dois anos; treinamento avançado e experiência prática são necessários para mais 2 a 5 anos.
Currículo de treinamento Os assuntos abordados em um curso abrangente de treinamento de afinação de piano incluirão: (a) afinação - teoria, prática e terminologia; (b) peças de piano - respectivas funções, montagem e desmontagem de várias peças, técnicas de reparação e manutenção; (c) regular o tom e o toque; e (d) história do piano, design e práticas comerciais em geral.
Os assuntos de treinamento avançado cobrirão a afinação para eventos especiais, como concertos, reconstrução e retoque de pianos, diagnóstico e reparo de problemas complexos e ajuste fino manual de um piano sem o auxílio de equipamento eletrônico.
Para serem designados como Técnicos de Piano Registrados, os afinadores de piano devem completar com sucesso três exames conduzidos pelo PTG - um exame escrito sobre assuntos básicos e avançados listados acima, e dois testes práticos separados sobre 'afinação' e 'regulação'. Mais informações detalhadas sobre o curso de certificação e outros recursos para trabalhar como afinador / técnico de piano podem ser encontradas no site da PTG, ptg.org.