Os consultores políticos são responsáveis por orientar empresas ou organizações em questões políticas. Seu trabalho inclui observar as tendências no cenário político e recomendar possíveis ações que podem ser realizadas para responder a essas tendências, o que pode incluir questões jurídicas ou políticas.
Requer grande conhecimento
O assessor político também tem a responsabilidade de estar sempre atento a temas e notícias relevantes tanto no cenário local quanto no cenário político nacional. Na verdade, é um trabalho que requer grande conhecimento e especialização. Os conselheiros políticos normalmente gastariam tempo com pessoas em posição e poder e com os tomadores de decisão.
As empresas que geralmente lidam com o governo por vários motivos precisariam ter um conselheiro político em sua folha de pagamento ou por conta própria. As empresas que têm grandes sindicatos também exigiriam o serviço de um consultor político. Tornar-se um conselheiro político requer que você seja hábil em diplomacia e networking.
Obtenha um diploma de graduação relevante. Cursos de ciências políticas, direito, comunicações e negócios são alguns dos cursos sugeridos que você pode fazer. Quase todas as pessoas que trabalham com assessoria política têm diploma de faculdade e outros graus de pós-graduação, o que pode ajudar na especialização.
Envolva-se em atividades políticas. Poderá assim familiarizar-se com a política, facilitando assim o seu aconselhamento e sugestões. Além disso, seria melhor se você pudesse aprender o processo de formulação de políticas, formulação de leis e como ele funciona.
Esteja atualizado. Esteja sempre familiarizado com a atualidade local, nacional e internacional. Você os achará úteis na formulação de planos e decisões destinadas a atender às necessidades atuais. Você pode obter essas informações de várias fontes, como revistas, jornais e Internet. Muitos funcionários do governo e grupos políticos também estão mantendo uma presença online, e isso pode ser útil na coleta de informações.
Ganho de experiência. Tente se candidatar a cargos que exijam que você use suas habilidades analíticas e diplomáticas, como ser um analista político de uma organização. Desta forma, você terá uma noção de como fazer política no mundo real.
Aprenda muitas habilidades práticas. Algumas das habilidades necessárias para um consultor político são pesquisa, falar em público e escrever. Você precisará se equipar com os princípios básicos desses vários aspectos do trabalho.
Escolha sua área de especialização. Os assessores políticos geralmente podem trabalhar em qualquer ambiente. Você pode optar por trabalhar para o setor privado e aconselhar empresários. Ou você pode trabalhar com agências e organizações governamentais.
Consulte outros conselheiros políticos. Obtenha conselhos de colegas sobre como você pode melhorar na profissão. Você também pode pedir referências ou vagas de emprego. Será muito útil se você puder se relacionar com conselheiros políticos conhecidos.
Ser um conselheiro político realmente requer que você seja uma pessoa inteligente, sábia e bem informada. Ser adaptável às mudanças e flexível são características de um bom conselheiro político. O networking com outros conselheiros também pode ser uma vantagem, pois eles poderão fornecer referências, conselhos e até informações.