Um personal shopper é uma pessoa cuja ocupação principal é ajudar as pessoas a escolher as melhores roupas e produtos para elas. Geralmente trabalham em shoppings e lojas de roupas, onde clientes relativamente abastados entram e compram produtos. É um requisito ser um seguidor dedicado da moda para se tornar um bom personal shopper.
Embora as compras pessoais possam não ser uma opção de carreira para a maioria das pessoas, ainda podem ser uma boa maneira de ganhar dinheiro extra enquanto você está entre empregos. Para ser um personal shopper, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para começar.
Bom personal shopper
Senso de moda. Você precisa engolir o máximo de informações sobre moda que puder. Você está sendo pago por seu insight e opinião, e sua receita não terá valor algum, a menos que você a apoie com conhecimento real sobre moda. Você tem que saber das tendências atuais no mundo da moda: quais cores saíram, quais cortes entraram e como é a nova silhueta estão entre as coisas que um bom personal shopper precisa saber. Se você já é um fã de moda, essas coisas não devem ser um grande problema.
Conhecimento do corpo humano. Você deve saber como o corpo humano responde às roupas e como as roupas respondem ao corpo. Embora seja bom conhecer o seu ABC da moda, seu vocabulário pode ser limitado apenas à minoria modelarística da sociedade. Lembre-se sempre de que certas roupas só ficariam bem em algumas pessoas, enquanto algumas escolhas seriam totalmente erradas para certos tipos de corpo. Novamente, você está sendo pago por seus insights, portanto, certifique-se de que suas sugestões estejam corretas, lendo sobre a forma humana, bem como teorias sobre como acentuar ativos e ocultar áreas problemáticas. Saber como os tecidos e outros materiais reagem ao serem colocados em um corpo também o ajudaria a tomar decisões mais acertadas.
Indústria de serviços íntimos
Habilidades de comunicação. Melhore suas habilidades de comunicação. Você deve ser uma pessoa absolutamente sociável para ser um personal shopper. Ser um personal shopper é como ser o melhor amigo instantâneo de um cliente. Você teria que dar a eles sua opinião honesta sobre certas peças, sem ter que soar rude ou maldoso. Você não é Simon Cowell no European Idol, e este é provavelmente o pior trabalho para tentar imitá-lo. Cursos sobre como se comportar em público, bem como treinamento sobre atendimento ao cliente, seriam muito úteis. É uma indústria de serviços muito íntima, portanto, ter relacionamento com o cliente é fundamental.
Onde procurar trabalho. Depois de ter certeza de que tem tudo isso, você pode se inscrever em um shopping local ou loja de roupas. O chefe do departamento que lida com o personal shopper provavelmente o levaria para um teste com outro funcionário que se passaria por personal shopper. Se você pudesse deslumbrá-los, provavelmente conseguiria um emprego. Você também pode se candidatar a cargos em agências que recrutam personal shoppers. Ter personal shoppers de fora da loja faz com que suas opiniões tenham mais peso, porque eles não têm nenhum benefício direto com as vendas que a loja realiza. Por último, você pode realmente atuar como um personal shopper freelance. Isso pode ser o início de uma boa carreira na indústria da moda.
Se você adora fazer compras e não se importaria de ajudar um cliente a comprar coisas novas, por que não tentar este trabalho?