Como se tornar um conselheiro em crise de estupro?
Pedro Borges
• 3 min de leitura
Nem é preciso dizer que quando uma pessoa sofre estupro ou qualquer outro tipo de trauma sexual, não é apenas potencialmente uma cicatriz física, mas também emocionalmente. No entanto, a esperança nunca está perdida para essas pessoas, e você pode ser uma das pessoas que os ajudará a se curar do trauma desse crime hediondo. Tornando-se um conselheiro de crise de estupro, este é um cenário muito possível.
Existe uma organização chamada RAINN especializada em ajudar vítimas de agressão sexual. Este é um bom ponto de partida, caso você queira se tornar um conselheiro de crise de estupro com eles ou em outro lugar. Visite a página da Web para ler mais sobre os vários serviços prestados às vítimas. Aqueles que desejam se voluntariar podem se candidatar para atender uma linha direta, acompanhar as vítimas ao hospital por terem levado um kit de estupro ou talvez até mesmo servir como seus defensores no tribunal quando o estuprador for acusado.
Verificação de antecedentes criminais
Uma vez na página da web, procure seu centro local e escolha aquele no qual você deseja ser voluntário e preencha o formulário. O formulário deve incluir seu nome e e-mail endereçado para que você possa ser contatado em um futuro próximo com mais informações necessárias. Quando você for selecionado, será submetido a uma verificação de antecedentes criminais, bem como a um treinamento, que é realizado em vários centros em todo o país.
Se você não puder sair de casa ou quiser ajudar as vítimas por meio do computador, será um voluntário para a linha direta online da RAINN. Também existe um formulário para preencher para a nova linha direta on-line baseada na web.
Como alternativa, você pode visitar a página da Web de pais planejados e seguir o mesmo procedimento para se inscrever para as vagas de voluntário. Há uma guia em particular chamada "voluntário", na qual você pode aprender sobre as diferentes oportunidades e posições disponíveis em seu centro de crise local. Os centros locais sempre oferecem aconselhamento para vítimas de violência sexual e alguns podem até ter uma linha direta.
Para se qualificar como um conselheiro de crise de estupro, conforme declarado anteriormente, você precisará concluir o treinamento. Independentemente da organização à qual você se candidatar, eles exigirão que você participe especificamente do treinamento para compreender a intervenção em crises. Este tipo de treinamento é essencial, pois descreve as diferentes maneiras de ajudar as vítimas, permitindo que tomem suas próprias decisões. Além disso, novamente como afirmado anteriormente, uma verificação de antecedentes criminais também será necessária.
Lembre-se de que você nunca deve tentar resolver os problemas das vítimas sem o treinamento adequado. Sem o treinamento adequado, isso poderia ter resultados devastadores, em vez de benéficos. Mesmo com o treinamento, se você sentir que a vítima tem problemas além de sua experiência ou nível de conforto, procure a ajuda de um supervisor ou de alguém com mais experiência nesse tipo de situação.