O projeto de zoológicos é um daqueles trabalhos de nicho para os quais não há realmente muita demanda, mas você pode combiná-lo com outro trabalho, por exemplo, um zookeeper. Por outro lado, você pode treinar para se tornar um paisagista ou arquiteto e, em seguida, assumir o design de um zoológico em modo de projeto quando for necessário. Algumas dicas sobre como se tornar um designer de zoológico são discutidas neste artigo.
Escopo e descrição do trabalho
- Projete habitats artificiais para uma variedade de animais selvagens criados principalmente em cativeiro, aproximando-se tanto quanto possível de seus ambientes naturais;
- Trabalhe em conjunto com biólogos, zoólogos e conservacionistas de animais para criar várias configurações ecológicas para diferentes animais em um espaço definido;
- Ajude na criação de parques de vida selvagem, jardins botânicos, grandes aquários, zoológicos e outros espaços semelhantes, para uma ou várias espécies.
Educação e treinamento
Não existe um curso específico ou programa de graduação em design de zoológicos disponíveis em instituições educacionais em todo o país e, idealmente, uma combinação de disciplinas na educação pós-secundária junto com oportunidades de treinamento prático é a melhor maneira de se tornar um designer de zoológicos.
Jon coe, um arquiteto paisagista, foi a primeira pessoa a cunhar o termo 'designer de zoológico' na década de 1970, aplicado a si mesmo; Coe também foi o primeiro a propor uma estrutura teórica no design de zoológicos que é o padrão até hoje. Segundo Coe, a ideia central no design de zoológicos era a "imersão na paisagem", ou seja, a criação de habitats artificiais que levassem em consideração o comportamento dos animais e a interação com seus arredores.
Conseqüentemente, o trabalho de um projetista de zoológico é uma combinação de arquiteto paisagista e zoólogo ou especialista em comportamento animal. Coe recomenda obter conhecimento especializado nas seguintes áreas para promover uma carreira em design de zoológicos.
- Principais áreas de foco: Arquitetura - paisagismo e / ou design de exposições; desenho, desenho e CAD.
- Áreas de especialização: Zoologia ou comportamento animal; conhecimento da geografia, habitats ecológicos, requisitos de biodiversidade; habilidades de comunicação, apresentação e gestão de pessoas.
Perspectiva de carreira
Embora possa não haver muita demanda por designers de zoológicos neste momento, estima-se que a demanda aumentará à medida que mais espécies selvagens caem em perigo de extinção, além de preocupações com mudanças climáticas e conservação ecológica, especialmente em economias emergentes na Ásia e no Escalada no Oriente Médio. No entanto, os níveis de remuneração não serão muito lucrativos e você deve estar preparado para viagens frequentes, longas horas de trabalho e prazos determinados.
Mas se você ama animais e quer contribuir para a manutenção da vida selvagem em habitats criados artificialmente, uma carreira como designer de zoológico é a opção certa para você!