Como se tornar um reparador de máquinas de bordar?
Melissa Rodrigues
• 3 min de leitura
Se você se interessa por artesanato como costura, quilting e bordado, e também por coisas mecânicas e técnicas, por que não ser um reparador de máquinas de bordar? Você pode considerar isso como uma opção de carreira, e aqui estão algumas informações que podem ser úteis para ajudá-lo a tomar sua decisão:
Torne-se treinado. É importante que você seja treinado nas noções básicas de reparo de máquinas de bordar, bem como obter um conhecimento mais funcional do bordado (incluindo padrões básicos de bordado e tipos e marcas de linha de bordado). Para obter este treinamento, existem várias opções para você. As opções online incluem a visita a sites úteis e relevantes, como netwalk.com ou Embroidery Educational Services International. Você também pode solicitar CDs online que mostram guias passo a passo sobre reparo de máquinas de bordar e manutenção de máquinas de costura industrial, como em servicewatchsystems.com. Neste último site, você pode solicitar CDs de diferentes fabricantes de máquinas de bordar, como Tajima, Barudan, Melco, Happy e Ricoma (você pode fazer uma comparação entre esses fabricantes para ajudá-lo a decidir em qual marca focar). Você também pode baixar desenhos de bordado gratuitos, junto com o treinamento para aplicativos de software de bordado, que podem ser usados para desenho digital.
Consiga um emprego relevante. Para desenvolver ainda mais suas habilidades de reparo de máquina de bordar com aplicação prática, você pode procurar emprego em uma empresa de bordados local. Peça ajuda a técnicos e artesãos mais experientes para aumentar seu conhecimento de processos e fundamentos e, a partir daí, permitir que você desenvolva suas próprias técnicas. Também é importante adquirir conhecimento sobre as peças e acessórios da máquina de bordar, como aros e agulhas.
Junte-se a associações de bordados e consertos de máquinas. Você pode visitar o site embroiderytrade.org para saber como entrar em contato com a ETA, a Embroidery Trade Association ou outras associações relevantes, como a National Network of Embroidery Professionals. Nesse site, você também teria acesso a links para sites úteis, como informações comerciais (se você estiver interessado em abrir seu próprio pequeno negócio relacionado ao reparo de máquinas de bordar), feiras comerciais programadas e seminários úteis, inovações (como técnicas de bordado usando computador e outras tecnologias), bem como informações sobre leis e regulamentos comerciais. Uma grande vantagem de ingressar em associações relevantes é que você seria capaz de construir uma rede de colegas que o ajudariam a refinar ainda mais seus estilos de reparo de máquina de bordar e lhe dariam um alerta sobre todas as atividades e eventos relevantes que seriam úteis para o seu construir. Você também poderá obter informações mais informais e privilegiadas que definitivamente o ajudariam em sua carreira.
Assine newsletters e blogs sobre bordado. Para mantê-lo atualizado sobre os diferentes estilos de bordado e técnicas de reparo de máquina, você pode se inscrever em vários boletins informativos sobre bordados e visitar blogs relevantes. Você pode criar sua própria biblioteca de bordados e até mesmo aproveitar brindes e descontos.
Aí está! Estas são apenas algumas das dicas que você pode seguir se quiser se estabelecer como reparador de máquinas de bordar. Boa sorte na carreira que você escolheu!