Como compreender os diferentes empregos de ambulância?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
Uma ambulância é um veículo usado para transportar pacientes de um ponto a outro. A palavra ambulância foi derivada da palavra latina "ambulare", que significa "andar", referindo-se à forma inicial de "cuidado médico". Os pacientes daquela época eram transportados por "levantamento" e "rodagem". Os pacientes foram atendidos durante a viagem.
Nos dias modernos, o serviço de ambulância passou por uma série de desenvolvimentos no treinamento da equipe da ambulância para prestar um melhor atendimento aos pacientes na estrada. Até o próprio veículo foi equipado com uma clínica móvel que serve como local de trabalho para auxiliar os paramédicos no atendimento aos pacientes durante o transporte. Uma moderna equipe de ambulância é composta por uma equipe de dois homens que consiste em um " assistente de atendimento de emergência " e um "paramédico". As equipes de ambulância recebem o melhor treinamento disponível para atendimento pré-hospitalar. Um serviço de ambulância cobre emergências de acidentes de carro a uma parada cardíaca. O equipamento padrão de ambulância inclui oxigênio, desfibriladores para o coração, gotejamentos intravenosos, talas de tração, talas espinhais e diferentes medicamentos para emergências traumáticas e médicas.
Aplicar tratamento primário
As equipes de ambulância precisam ser bem qualificadas para aplicar o tratamento primário e garantir que os pacientes estejam estáveis antes de começarem a movê-los para o hospital mais próximo o mais rápido possível. O pensamento rápido e decisivo faz parte da habilidade de uma equipe de ambulância bem treinada, ao mesmo tempo em que fornece aos pacientes e seus familiares uma explicação calma da situação para garantir que estão seguros.
Em breve, as equipes das ambulâncias poderão realizar testes de diagnóstico e fornecer interpretações mais precisas, mesmo em casa ou em áreas remotas. Além disso, eles também poderão admitir pacientes em "unidades com especialistas designados" e prescrever mais medicamentos.
Os trabalhos de assistentes de atendimento de emergência e paramédicos são muito exigentes e variam dependendo da situação. Ao responder a uma situação, a equipe da ambulância geralmente tem pouco conhecimento de quão grave pode ser uma emergência. Os cenários podem ser tão simples como o tratamento de primeiros socorros de ferimentos leves até acidentes graves com muitas vítimas envolvidas. Um dia de trabalho para uma equipe de ambulância pode envolver o tratamento de pacientes em uma ambulância, em "ambulâncias aéreas" e até mesmo em motocicletas.
Para ser capaz de dar uma avaliação melhor de uma lesão e obter melhores técnicas de exame para dar tratamento a ferimentos leves e doenças, um paramédico pode fazer um curso de treinamento estendido para se tornar um ECP ou terapeuta de atendimento de emergência. Os paramédicos que passaram por esse treinamento são considerados altamente qualificados. Assim que um paramédico obtém o status de ECP, ele se torna qualificado para lidar com doenças de longo prazo.
Os serviços de ambulância não se restringem apenas aos casos de emergência. Eles também podem ser usados para fins não emergenciais. Isso é chamado de "PTS" ou "Serviço de Transporte de Pacientes". Esta parte do serviço de ambulância fornece transporte para pacientes ambulatoriais, pacientes com deficiência, alta e admissão de rotina e transferências inter-hospitalares que não são urgentes.