Como fazer design gráfico com um orçamento apertado?
Sr. Manuel Leon Neto
• 4 min de leitura
Alternativas de software de código aberto para aplicativos gráficos caros
O designer gráfico típico requer muitas coisas, incluindo um conjunto de ferramentas de software confiável e de qualidade para fazer o trabalho direito. Um exemplo é o Adobe Creative Suite, que está disponível em alguns sabores diferentes, feitos sob medida para seus requisitos específicos. Infelizmente, porém, nem todos podem pagar essas ferramentas. Existem alternativas de código aberto disponíveis gratuitamente que, em alguns casos, funcionam de forma muito semelhante a suas contrapartes mais caras.
Manipulação de imagens. Em vez do Adobe Photoshop ou Corel Paint Shop Pro, existem algumas ferramentas disponíveis.
O GIMP, ou T he GNU I mage M anipolation P rogram: Este aplicativo existe há muitos anos na comunidade de usuários do Linux. O GIMP foi portado para o sistema operacional Windows em 1997, e agora está disponível para Mac OSX e, claro, as diferentes variações do Linux. O GIMP apresenta muitas das mesmas funcionalidades do Photoshop ou Paint Shop Pro e suporta os mesmos tipos de arquivo, incluindo a capacidade de produzir gráficos vetoriais. O GIMP pode ser baixado em http://gimp.org/.
Paint.NET: Este programa foi desenvolvido na Washington State University. Ele apresenta muitas das mesmas funções do Photoshop e do Paint Shop Pro e tem uma interface de usuário que lembra muito a do MS Paint. O Paint.NET está disponível para Windows 2000, XP, Vista e Server 2003 e está disponível para download em http://getpaint.net/.
Desenho vetorial. Os programas mais proeminentes usados para desenho vetorial são Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e CorelDRAW. Embora os recursos do Illustrator sejam difíceis de combinar, existem algumas ferramentas de código aberto disponíveis para download.
Inkscape é uma ferramenta de desenho vetorial de código aberto. Todos os recursos de desenho padrão são suportados. Curvas (bezier), linhas, desenho à mão livre, incluindo traços de caligrafia junto com figuras geométricas podem ser usados para construir seu desenho. A ferramenta avançada de preenchimento de gradiente dá substância aos desenhos e os dá vida. O Inkscape inclui rastreamento de bitmap - e permite exportar seu desenho como png e postscript. Todo o manuseio normal de arquivos é executado nativamente em formato de arquivo gráfico vetorial escalável (svg). Para ser mais compatível, a capacidade de imprimir em formato de documento portátil (pdf) seria desejável, mas um programa separado é necessário, o que detalharei na próxima seção. O Inkscape está disponível em http://inkscape.org/.
O OpenOffice Draw, uma parte do pacote de escritório OpenOffice.org, é uma ferramenta de desenho muito capaz. Este programa é excelente para desenhos que serão colocados em documentos. Também é capaz de exportar desenhos para o formato de arquivo Flash, swf. Todo o pacote de escritório OpenOffice.org está disponível em http://openoffice.org.
Criação de formato de documento portátil (pdf). No campo do design gráfico e impressão, o formato padrão é Adobe Portable Document Format. Uma das vantagens do pdf é que a imagem exibida no monitor é idêntica à saída da impressora, por isso é muito adequada para revisão. Muitas alternativas gratuitas estão disponíveis.
PrimoPDF é um programa que recomendo vivamente. Um recurso que considero extremamente útil é que adiciona uma impressora de PDF, que pode ser usada por praticamente qualquer outro programa do Windows para imprimir diretamente no formato PDF. Ele também tem a capacidade de otimizar seus arquivos PDF para visualização online ou impressão de alta qualidade. O PrimoPDF pode ser baixado em http://primopdf.com.
CutePDF é outro programa que permite imprimir diretamente de outro programa do Windows em um arquivo pdf. É um programa gratuito, mas uma versão mais funcional, CutePDF Pro, está disponível por cerca de 37€ CutePDF está disponível em http://cutepdf.com/.
Embora a maioria desses programas não tenha a reputação de seus equivalentes mais caros, eles têm muitas das mesmas funcionalidades. Uma coisa importante a lembrar, porém, é escolher a ferramenta certa para o trabalho. Faça sua pesquisa - seja por meio de amigos, online ou fazendo cursos de design online - e encontre o software que funciona melhor para você.