Como iniciar uma carreira em fotografia de belas artes?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
Por causa disso, a demanda por fotógrafos profissionais é maior do que nunca - mas se tornar um fotógrafo de belas-artes exige muito tempo e esforço.
O campo da fotografia está sempre crescendo e mais pessoas estão se sentindo atraídas e colecionando fotos de belas-artes. Em vez de simples instantâneos, as pessoas agora desejam que até mesmo as fotos de sua família sejam transformadas em belas-artes. Por causa disso, a demanda por fotógrafos profissionais é maior do que nunca - mas se tornar um fotógrafo de belas-artes exige muito tempo e esforço. Você vai querer começar com uma ótima educação nas artes.
O passo mais importante para se tornar um fotógrafo de belas-artes é fazer sua pesquisa. É absolutamente essencial se familiarizar com o que constitui belas artes, bem como as tendências atuais do mercado. Você precisará compreender totalmente os conceitos básicos de design e composição e como a câmera funciona.
Uma experiência em aulas de arte e fotografia também pode ser muito benéfica. Embora muitos fotógrafos famosos nunca tenham recebido nenhum treinamento formal, uma educação é sempre útil.
Comece fazendo conexões na área no início de sua carreira. Candidate-se a um emprego de fotografia, mesmo que não seja exatamente o emprego dos seus sonhos. Isso lhe proporcionará uma experiência inestimável e você terá oportunidades de encontrar pessoas que podem ajudá-lo a progredir em sua carreira no futuro.
Use esse tempo também para trabalhar constantemente no aprimoramento de seu ofício. Pratique sempre que tiver oportunidade e guarde os melhores trabalhos para o seu portfólio.
Experimente encontrar seu próprio estilo fotográfico pessoal. Se você realmente deseja ser reconhecido como fotógrafo profissional de belas-artes, seu trabalho terá que ser único. A fotografia, como qualquer campo artístico, é extremamente competitiva. Se seu trabalho for exatamente igual ao de todo mundo, você não irá longe.
O passo mais importante para se tornar um fotógrafo de belas-artes é fazer sua pesquisa.
Depois de ter um portfólio decente que mostra como seu trabalho se destaca entre todos os outros fotógrafos de belas-artes, comece a diversificar. Procure maneiras de exibir seu trabalho. As competições locais costumam ser um ótimo lugar para começar. Você também pode encontrar empresas locais que desejam expor seu trabalho.
A pesquisa online também pode levar você a galerias, museus, blogs ou publicações impressas que publicam fotos de artistas emergentes. Inscreva suas fotos em concursos e envie-as para serem consideradas para publicação com frequência. Quanto mais lugares você enviar seu trabalho, maior será a chance de ele ser publicado ou exibido.
Se você receber cartas de rejeição, não desanime. Em vez disso, aproveite a crítica como uma oportunidade de melhorar seu trabalho. Eventualmente, as cartas de aceitação chegarão e, gradualmente, seu trabalho começará a ser cada vez mais reconhecido no mundo da arte.
Começar uma carreira como fotógrafo de belas artes não é fácil. Requer disposição para aprender e refinar constantemente seu ofício; você pode continuar se esforçando para aprender mais fazendo aulas online de artes plásticas. Mais importante ainda, requer um profundo desejo de ser bem-sucedido. Se você tem isso e é capaz de lidar com as críticas e aprender com seus erros, talvez já esteja no caminho certo para se tornar um fotógrafo de belas - artes famoso e bem-sucedido.