Como obter referências após ser despedido?

Adaptar a atitude certa ao enfrentar os novos desafios é um grande passo para fazer as coisas funcionarem
Adaptar a atitude certa ao enfrentar os novos desafios é um grande passo para fazer as coisas funcionarem no final.

Uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer a um indivíduo é ser despedido de um emprego. Perda de confiança e depressão, sentimentos de desesperança e desânimo, juntamente com a culpa por perder o emprego, são apenas algumas das reações esperadas em indivíduos que se encontram nesta situação particular.

Fazendo as coisas funcionarem

Uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer a um indivíduo é ser despedido de um emprego
Uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer a um indivíduo é ser despedido de um emprego.

Embora seja uma suposição realista que encontrar um novo emprego após ser demitido seja uma tarefa um pouco mais difícil, há esperança à vista. Adaptar a atitude certa para enfrentar os novos desafios que virão é um grande passo para fazer as coisas funcionarem no final. Conseguir um novo emprego não é uma impossibilidade. Um pouco de esforço vai longe.

  1. Em primeiro lugar, livre-se da atitude "derrotista". Lembre-se de que você pode fazer tudo o que estiver decidido a fazer. Seja positivo. Lembre-se de que você só atrai as vibrações que envia.
  2. Veja outras possibilidades. Você pode ter trabalhado por muito tempo em um determinado campo e se sentir exausto. Pode haver uma lista de outras descrições de cargos em que você possa se destacar, uma que o deixe mais satisfeito do que a anterior. Pergunte a si mesmo o que você realmente quer fazer e comece a realizar esse sonho.
  3. Ao redigir seu currículo, você não precisa mencionar que foi demitido. Se você trabalha nesta empresa em particular há apenas um curto período de tempo, talvez nem precise adicioná-la à lista de empresas em que trabalhou. Melhore seu currículo, mas seja honesto. Os empregadores encontram tempo para verificar os funcionários em potencial e a honestidade ainda é sua melhor aposta. A contratação de um redator de currículo profissional é definitivamente uma opção a ser considerada.
  4. Para formulários de candidatura a empregos, concentre-se mais no cargo para o qual está se candidatando e por que você acha que está qualificado para o emprego. Tente fazer uma lista de realizações para destacar as qualificações que você possui. Não mencione o motivo pelo qual você foi encerrado, a menos que solicitado. Diante de uma entrevista, seja honesto e consistente com suas respostas. Tente evitar dizer coisas ruins sobre seu empregador anterior, pois isso pode sair pela culatra e ser um reflexo de uma atitude negativa. Assuma a responsabilidade por seus erros e mostre sua disposição para melhorar.
  5. Volte para o fluxo de rede. Diga aos amigos que você está procurando um emprego. Eles podem saber das vagas de emprego e dar-lhe uma vantagem. Os amigos também são ótimas referências. Reveja sua lista de referências antigas e pergunte se eles poderiam ajudá-lo novamente. Quer o seu antigo empregador possa dar-lhe uma boa recomendação ou não, é absolutamente imperativo verificar as referências anteriores como fonte de informação, pessoas que podem falar bem em seu nome.

Embora ser despedido não seja uma situação ideal, não é o fim. Na verdade, pode ser o início de uma carreira muito melhor pela frente. Paciência e persistência são elementos-chave para o sucesso. Vire uma situação negativa a seu favor. Não há limites para o que podemos fazer se enfrentarmos os desafios que temos pela frente com coragem e determinação.

Artigos relacionados
  1. Como conseguir seu emprego de volta depois de ser despedido?
  2. Como evitar ser despedido?
  3. Como escrever corretamente uma carta formal de demissão?
  4. Como saber que é hora de parar de trabalhar?
  5. Como se preparar para sobreviver a uma dispensa?
  6. Como se demitir de maneira profissional?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail