Como escrever corretamente uma carta formal de demissão?
Aaron Rezende
• 3 min de leitura
Acontece; você se encontra em uma posição em que tem a opção de trabalhar em uma empresa diferente e descobre que há oportunidades melhores para você lá do que em seu local de trabalho atual. Ou talvez você simplesmente não esteja satisfeito com a maneira como as coisas estão indo para você no trabalho. Quaisquer que sejam seus motivos, é muito importante que você deixe seu emprego atual sem problemas, e uma das coisas que você deve fazer para garantir isso é escrever uma carta formal de demissão de maneira adequada. Isso não só falará do seu profissionalismo, mas também tornará sua saída o mais agradável e amigável possível. Lembre-se do ditado, não queime suas pontes? Bem, isso certamente se aplica a você neste momento. Então, aqui estão algumas maneiras de escrever adequadamente uma carta formal de demissão:
Coisa honrosa
Espere pelo menos 2 semanas antes da data prevista para a demissão. É realmente melhor que você dê o aviso prescrito de duas semanas antes de renunciar oficialmente ao emprego. Isso é simplesmente a coisa honrosa a fazer, então você não vai deixar seu supervisor imediato lutando para substituí-lo.
Envie a carta ao seu supervisor imediato. Se exigido pela empresa, você também pode dar ao seu supervisor de RH uma cópia da carta. O importante é que haja um registro permanente de como você comunicou à sua empresa sua intenção de demitir-se. Isso ajudará a evitar complicações no futuro. Certifique-se de seguir o formato correto de uma carta comercial. Para obter instruções sobre como escrever uma carta comercial, clique aqui.
Imagem profissional
Dê à sua carta um tom cordial e educado. Lembre-se, a chave aqui é profissionalismo. Mesmo que você tenha algumas coisas não tão agradáveis a dizer sobre sua empresa, não as diga. Simplesmente não há sentido. Você deve proteger sua imagem profissional e redigir sua carta de forma educada ou, no mínimo, neutra.
Uma boa técnica aqui é pensar no que você gostaria de agradecer à sua empresa. Você pode usar frases como: "Aprecio muito o treinamento e outras oportunidades de crescimento que recebi desta empresa" ou "Tenho orgulho de ter trabalhado com uma equipe tão dinâmica".
Objetivos profissionais
Mantenha sua carta curta e simples. Você pode ou não fornecer suas razões; se você optar por fazê-lo, poderá ser breve, como: "Aceitei um cargo em outra empresa que melhor corresponda aos meus objetivos profissionais."
Lembre-se de que seu objetivo aqui é simplesmente informar seus empregadores que você está prestes a encerrar seu contrato de trabalho. O corpo principal de sua carta poderia ser simplesmente redigido da seguinte forma: "Esta carta é uma notificação formal de minha intenção de demitir-me desta empresa como (seu cargo). Meu último dia de trabalho será em (data)."
Informe a empresa sobre sua disposição em ajudar na transição. Os seus dois últimos parágrafos podem expressar a sua vontade de cooperar com a transição e a sua expressão de bons votos para a empresa. Por exemplo: "Terei prazer em ajudar na mudança de minhas responsabilidades de trabalho." Então, "Sempre serei grato pelos relacionamentos positivos e pela grande liderança nesta empresa e desejo o melhor a todos."
Aí está! Estas são apenas algumas das maneiras de escrever adequadamente uma carta formal de demissão. Boa sorte e espero que este artigo o tenha ajudado!