Como se tornar um dentista?

Os primeiros dois dos quatro anos passados na Faculdade de Odontologia enfocam o trabalho de laboratório
Os primeiros dois dos quatro anos passados na Faculdade de Odontologia enfocam o trabalho de laboratório e o ensino em sala de aula.

Se você imagina um futuro como dentista, trabalhando no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas aos dentes, boca e gengivas, esteja preparado para passar pelo menos oito anos na escola antes de poder pendurar seu herpes de clínica particular. A primeira escola do país para treinar dentistas foi inaugurada em 1840 em Baltimore, Maryland, a Baltimore College of Dental Surgery, seguida cerca de 25 anos depois pela Harvard Dental School. Veja como se tornar um dentista.

Ganhe notas consistentemente altas

Para ser aceito em uma faculdade que oferece cursos pré-odontológicos com foco em ciências, é importante tirar notas altas no ensino médio em cursos como química, saúde, biologia e matemática. Você deve obter um diploma de bacharel com notas altas em ciências para se inscrever para continuar os estudos em uma faculdade de odontologia de quatro anos, aprovada pela European Dental Association e credenciada pela Commission on Dental Accreditation.

A admissão à Faculdade de Odontologia de sua escolha depende de notas altas na categoria de ciências, sua média geral de notas, recomendações e sua aprovação no Teste de Admissão Odontológica (DAT). Os primeiros dois dos quatro anos passados na Faculdade de Odontologia enfocam o trabalho de laboratório e o ensino em sala de aula. Seguem-se dois anos de experiência de campo em clínicas dentárias sob a supervisão de dentistas profissionais licenciados.

A graduação pela Faculdade de Odontologia não garante que você ainda possa trabalhar como dentista
A graduação pela Faculdade de Odontologia não garante que você ainda possa trabalhar como dentista.

A graduação pela Faculdade de Odontologia não garante que você ainda possa trabalhar como dentista. Você também deve passar por exames escritos e práticos adicionais, conforme descrito por seu estado, a fim de obter sua licença odontológica.

Inclui saúde pública dentária

Além da odontologia geral, existem 9 especialidades odontológicas reconhecidas que você pode seguir com estudo e treinamento adicionais. Estes incluem Saúde Pública Odontológica, Endodôntica (canal radicular), Patologia Bucomaxilofacial, Radiologia Bucomaxilofacial, Cirurgia Bucomaxilofacial (doenças bucais e faciais), Ortodontia (alisamento dos dentes), Periodontia (implantes), Pediatria (crianças) e Prótese Dentária (próteses, pontes e restauração de implantes). Alguns dentistas optam por se especializar ainda mais em áreas como odontologia veterinária, tratando do atendimento odontológico de animais ou odontologia geriátrica, atendendo às necessidades de pacientes mais velhos e às doenças bucais e desafios odontológicos que a população idosa enfrenta.

Os dentistas que escolhem uma das especialidades acima têm um adicional de dois a cinco anos a mais de cursos e experiência de campo e, em seguida, devem se inscrever para obter uma licença em sua especialidade de acordo com o estado em que escolheram praticar. Um dentista em clínica geral pode esperar ganhar mais de 82100€ de salário anual e até 119000€ se seguir uma especialidade.

Artigos relacionados
  1. Como se tornar um terapeuta da depressão?
  2. Como se tornar um dermatologista?
  3. Como se tornar um profissional de saúde?
  4. Como se tornar uma enfermeira dermatológica?
  5. Como se tornar uma enfermeira de vôo profissionalmente?
  6. Como se tornar uma enfermeira de parto?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail