A psiquiatria é uma ciência médica que trata do diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais, integrando o tratamento farmacológico com a terapia psicológica. Uma enfermeira psiquiátrica é, portanto, uma enfermeira registrada (RN) que trabalha exclusivamente no gerenciamento de cuidados de pacientes psiquiátricos.
Para aqueles que estão interessados em se tornar uma enfermeira psiquiátrica, aqui estão algumas orientações úteis...
Centros de tratamento psiquiátrico especializados
Descrição do trabalho O trabalho de uma enfermeira psiquiátrica envolve principalmente trabalhar com indivíduos, famílias ou grupos comunitários maiores para facilitar o atendimento médico para pessoas que sofrem de transtornos mentais, como depressão, psicose, esquizofrenia, etc. Eles podem ser empregados em hospitais gerais e clínicas, tratamento psiquiátrico especializado centros de saúde, em departamentos de saúde do governo ou instituições de vida assistida ou de saúde mental.
Qualificações e treinamento O caminho para uma carreira em enfermagem psiquiátrica segue a seguinte direção:
Um diploma de associado em enfermagem de 2 anos ou um curso de diploma credenciado administrado por meio de uma colocação em hospital, com duração de 2 a 3 anos, dependendo do estado e da instituição. A opção mais preferível, entretanto, é concluir um bacharelado de 4 anos em enfermagem.
Após a conclusão do grau / diploma, passe no Exame de Licenciamento do Conselho Nacional para se tornar um RN licenciado.
Conclua a certificação adicional em Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental conduzida pelo European Nursing Credentialing Center (ANCC).
As qualificações obtidas podem ser para uma carreira em psiquiatria geral ou você pode escolher exercer qualquer uma das seguintes áreas de especialidade: (a) transtornos mentais de adultos; (b) criança e adolescente; (c) abuso de substâncias; (d) transtornos alimentares; (e) psiquiatria forense; e (f) distúrbios associados à velhice, como demência, Alzheimer, etc.
Além de trabalhar como enfermeiro psiquiátrico, você também pode optar por se tornar um Enfermeiro Psiquiátrico (PNP), para o qual você precisará do grau de Mestre em Enfermagem (MSN). Um PNP pode diagnosticar e prescrever tratamento para vários transtornos de saúde mental, o que uma enfermeira psiquiátrica não está qualificada para fazer.
Habilidades e competências Como enfermeiro psiquiátrico ou PNP, você lidará com pessoas que são mentalmente frágeis, hostis e, às vezes, até perigosas. Como outras funções de enfermagem, este trabalho também requer muita paciência, empatia pelos pacientes sob seus cuidados, boa gestão de pessoas e habilidades de comunicação e, acima de tudo, altos níveis de resistência física e resistência. Para determinar se você tem aptidão para este tipo de trabalho, é recomendável que você faça trabalho voluntário em instituições de saúde mental ou programas comunitários patrocinados pelo governo, enquanto estuda para o (s) seu (s) diploma (s) de enfermagem. Além disso, programas de enfermagem baseados em hospitais têm horários de rotação departamental para enfermeiras estagiárias e isso incluirá também um breve período na enfermaria psiquiátrica. Use essas oportunidades para experimentar em primeira mão as habilidades e competências de que você precisa, caso decida seguir a carreira de enfermagem psiquiátrica.
As informações discutidas neste artigo o ajudarão a se tornar um enfermeiro psiquiátrico e a ter uma carreira gratificante cuidando de pessoas com problemas de saúde mental; treinamento de campo adicional e aulas de educação continuada em enfermagem podem ajudá-lo a progredir em sua carreira.