A aromaterapia é um dos vários ramos da medicina alternativa e uma escolha popular de carreira para pessoas interessadas nesse setor. Atualmente uma disciplina não regulamentada, existem inúmeras escolas ou institutos de aromaterapia que oferecem cursos de curta a longa duração em aromaterapia, após os quais você pode praticar como aromaterapeuta. Algumas orientações valiosas sobre como você pode se tornar um aromaterapeuta são abordadas neste artigo.
Informação de certificação
Conforme mencionado anteriormente, não existem órgãos governamentais, federais ou estaduais, que forneçam credenciamento ou licenciamento para a prática de aromaterapeuta. No entanto, existem alguns órgãos profissionais que revisam e regulamentam os padrões em aromaterapia, e consultar os sites dessas duas organizações é uma boa ideia para encontrar programas e escolas legítimas onde você possa estudar aromaterapia.
A National Association for Holistic Aromatherapy (NAHA) é o primeiro desses órgãos profissionais, que está empenhada em aumentar a conscientização sobre aromaterapia, incluindo o estabelecimento de padrões acadêmicos e profissionais. NAHA fornece uma lista de programas ou instituições de treinamento credenciados / aprovados, de onde você pode receber educação de qualidade e certificação para se tornar um aromaterapeuta.
O segundo órgão profissional que regulamenta a prática da aromaterapia entre outras disciplinas da medicina alternativa é o Conselho Nacional de Certificação para Massagem Terapêutica e Carroçaria (NCBTMB). A organização fornece normas de certificação e recertificação, incluindo requisitos de educação continuada. Eles podem ser encontrados no site do NCBTMB.
Áreas de estudo necessárias
De acordo com a NAHA, as seguintes áreas de estudo devem ser cobertas em qualquer curso ou programa de aromaterapia:
- História da aromaterapia,
- Conhecimento sobre óleos essenciais, suas propriedades e uso,
- Extração, destilação e mistura, técnicas de uso seguro, etc,
- Conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia, química orgânica,
- Doenças comuns em sistemas de órgãos humanos que podem ser tratadas com aromaterapia,
- Mínimo de 200 horas de treinamento prático e teórico,
- Os padrões de teste e exame devem incluir estudo de história de caso, exame e remédios, tarefas de pesquisa e testes práticos.
Depois de concluir sua educação em aromaterapia, obtenha a certificação do NCBTMB e conclua todas as formalidades relacionadas, antes de começar a trabalhar como aromaterpista.