A tarefa básica de um ultrassonografista é criar imagens internas do corpo de um paciente usando equipamentos que utilizam ondas sonoras, como aparelhos de ultrassom e ultrassom, para fins diagnósticos. De acordo com os dados mais recentes, um ultrassonografista ganha um salário médio anual de 44.800€ Esta é uma das razões pelas quais muitos estão considerando uma carreira em ultrassonografia. Se você é um deles, eis o que deve fazer para se tornar um ultrassonógrafo.
Obtenha um diploma de ultrassonografia. Um diploma em ultrassonografia médica diagnóstica é necessário para esta carreira, embora um curso de dois anos geralmente seja suficiente. Seus assuntos se concentrarão em princípios de imagem, protocolos de varredura, física avançada, patologia e anatomia, entre outros. Enquanto estuda, você precisa escolher sua especialização. Você pode escolher OB-Gyne, oftalmologia, abdominal, vascular, ecocardiologia ou neurossonografia. Você deve se lembrar, porém, que a especialização escolhida terá um efeito decisivo em sua carreira. Portanto, você precisa ser extremamente criterioso ao selecionar uma especialização.
Seja certificado pelo ARDMS. Você pode praticar ultrassonografia sem ter uma certificação do Registro Europeu de Sonografistas de Diagnóstico Médico (ARDMS); no entanto, ser um certificado ARDMS aumentará suas possibilidades de emprego, uma vez que muitas unidades de saúde exigem que seus candidatos tenham a certificação ARDMS. ARDMS oferece certificações especialmente para indivíduos que passaram em testes de física e instrumentação e exames de especialidade.
Desenvolva as habilidades necessárias. Para ser um ultrassonógrafo competente, você precisa dominar as habilidades necessárias. Você deve estar apto a operar e manter as máquinas e equipamentos, conhecer os procedimentos exatos de digitalização, analisar as imagens com precisão e distinguir a correção visual das imagens. Como ultrassonógrafo, você também pode se encontrar em situações em que precisa aplicar certos cálculos matemáticos e científicos para obter uma análise correta; portanto, você precisa ser particularmente bom em matemática e ciências. Suas habilidades interpessoais também deve ser amplamente aprimorado, pois você precisará comunicar sua análise ao médico, trabalhar bem com os radiologistas e outros membros do departamento de radiologia e explicar os procedimentos ao paciente com precisão.
Encontre um emprego. O departamento de radiologia de um hospital é o destino mais provável, embora você também possa encontrar trabalho em laboratórios médicos, ambulatórios e universidades. Como há um crescimento projetado nas oportunidades de emprego para ultrassonografistas, encontrar um emprego não deve ser difícil, especialmente se você tiver vantagem educacional e experiência considerável.
Continue aprendendo. Como novas máquinas médicas são introduzidas quase regularmente e os procedimentos mudam, você precisa atualizar seus conhecimentos e habilidades. Participe de simpósios e fóruns médicos, se tiver oportunidade, ou assine publicações e publicações médicas. Se você for certificado pelo ARDMS, deverá completar 30 horas de educação continuada a cada três anos. O fato é que a medicina é uma ciência em constante evolução, então você precisa estar atualizado e ser relevante.
O trabalho de um ultrassonógrafo, como qualquer outro trabalho na área médica, é bastante exigente. Por envolver a saúde humana, há uma grande necessidade de precisão, gerenciamento de tempo, trabalho em equipe e bom senso. A natureza do trabalho não deve desanimá-lo. Na verdade, deve desafiá-lo a buscar a excelência em todos os aspectos do seu trabalho.