Digamos que você more em Nova York, mas tenha membros da família morando em Londres. Nesse caso é muito importante que você saiba saber as horas das duas cidades. Qualquer que seja o motivo que você possa ter para precisar de informações sobre a hora em dois locais diferentes, é bom saber que existem tantos relógios mundiais online gratuitos lá fora que pode te ajudar. Tudo que você precisa fazer com um relógio mundial é inserir a data e a hora exata (horas e minutos, e lembre-se de indicar se é AM ou PM) em sua própria localidade e, em seguida, o nome da cidade ou país cuja hora gostaria de saber. Normalmente, você deve escolher entre uma lista de diferentes países. Caso não veja o país específico no qual está interessado, você pode escolher um país próximo que tenha o mesmo fuso horário do país específico de que você precisa.
Alguns termos relevantes que você pode encontrar:
Horário de verão. Alguns países observam o Horário de Verão (DST), em que as pessoas ajustam simultaneamente seus relógios para avançar uma hora ou para "avançar". O horário de verão geralmente começa durante a primavera, como um esforço para economizar energia, aproveitando as horas mais longas de luz do dia. O horário de verão normalmente termina durante o outono, quando as pessoas voltam em uma hora para voltar ao horário padrão. Muitos países seguem o horário de verão, incluindo Europa, Canadá e países da União Europeia. Quando você quiser saber a hora nesses países, certifique-se de que o relógio internacional que você está usando está de acordo com o DST quando apropriado.
Abreviações. GMT significa hora do meridiano de Greenwich; isso marca o ponto de partida para todos os fusos horários do mundo. Atualmente, GMT é conhecido como UTC ou Hora Universal Coordenada. O UTC é considerado o padrão para diferenciar fusos horários uns dos outros; como, por exemplo, o horário de verão do Pacífico pode ser definido como UTC-7 horas. Fusos horários diferentes também têm abreviações diferentes, como Central Standard Time (CST) para a Austrália e Western European Daylight Time (WEDT).
Fusos horários diferentes dentro do mesmo país. Alguns países têm fusos horários diferentes, e um exemplo é a Europa (que tem 6 fusos horários). Portanto, se você quiser saber a hora nos EUA, precisará saber de qual fuso horário específico você precisa ou pelo menos o nome da cidade ou estado relevante. Leve em consideração também se eles estão seguindo o horário de verão (consulte o número 1).
Relógio de mesa. Se você deseja estar sempre ciente da hora em outro país, pode optar por instalar um relógio de mesa em seu laptop ou computador pessoal. Um relógio de mesa disponível é o Sharp World Clock. Você pode optar por instalá-lo em sua versão digital ou analógica, e ele possui vários recursos, como capacidade de calendário com relógio e designs disponíveis. Você também pode ter um relógio de proteção de tela para ver sempre que o computador ficar inativo.
Relógio atômico. Um relógio atômico garante confiabilidade e precisão de um relógio de 0,08 segundos, usando sinais de micro-ondas emitidos por elétrons. Existem muitos relógios atômicos que você pode baixar gratuitamente na Internet.
Aí está! Essas são apenas algumas das dicas importantes de que você precisa ao usar um conversor de relógio mundial. Boa sorte!