Como gravar sua própria música em um PC doméstico?
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
Os computadores de hoje são máquinas muito complexas que podem fazer mais do que apenas criar arquivos de documentos do Word e tocar música para você. Com os computadores hoje em dia, você pode fazer edição de imagem e vídeo e até gravar sua própria música em casa. Se você é um músico iniciante, veja como você pode gravar sua própria música usando um PC.
Instale o hardware. Comece instalando o hardware necessário em seu computador. Nem todos os computadores vêm com placas de som, mas você precisa da placa de som para poder conectar os dispositivos de gravação ao computador. A maioria dos computadores hoje em dia vem com uma placa de som pré-instalada, mas caso não haja placa de som em seu computador, você pode comprá-la em uma loja de informática e instalá-la seguindo as instruções na embalagem.
Instale o software. Depois de instalar o hardware, você precisará instalar o software necessário para realmente gravar o som. Existem alguns softwares pagos que você pode usar para gravar som, mas se tiver pouco dinheiro, você também pode baixar um freeware que permitirá gravar músicas. Apenas certifique-se de que o software será capaz de gravar o som a uma taxa de 44100 Hz, o que tornará o áudio com qualidade de CD.
Conecte os dispositivos. Depois de instalar todo o software e hardware necessários, a próxima etapa é conectar os dispositivos para gravar sua música. O tipo mais fácil de gravação que você pode fazer é uma gravação midi, que você pode fazer conectando um instrumento musical compatível com midi ao seu computador. Existem teclados midi que você pode usar para isso. Isso permitirá que você grave o som diretamente para o seu computador, sem nenhum ruído de fundo para apagar ou se preocupar mais tarde. Você também pode conectar um microfone para gravar sua voz.
Grave a música. Para iniciar a gravação, basta verificar se as configurações do aplicativo de gravação de música estão em execução e se o aplicativo reconhece todos os dispositivos conectados ao computador. Faça uma verificação de som e prossiga para a gravação. Tal como acontece com outros gravadores, há um botão redondo vermelho no qual você clica para iniciar a gravação. Depois de gravar todos os clipes de som de que precisa, você também pode editar o som usando um software como o SoundBooth. Com este software, você pode sobrepor as faixas e remixá-las.
Salve o arquivo. Depois de terminar de trabalhar em uma trilha, você pode salvar o arquivo no formato que desejar. Um dos formatos mais populares é o MP3, embora você também possa usar outros formatos, como MWA, WAV, MP4, FLAC, etc. Depois de salvar o arquivo, você pode carregá-lo em seu site ou pode gravar os arquivos em um CD. Ou você pode simplesmente armazenar os arquivos em seu computador.
Com essas etapas, você poderá gravar música em casa, usando nada mais do que seu PC doméstico e alguns dispositivos de gravação.