Os computadores tornaram-se amplamente usados e agora é impossível imaginar como seria a vida em casa e no escritório sem eles. Mas embora muitas marcas e tipos de hardware e acessórios de computador abundem no mercado hoje, muitos ainda têm dificuldade em localizar o computador dos sonhos. Visto que os fabricantes sempre atualizam seus produtos, seria um desperdício comprar algo tão caro que ficará obsoleto no próximo ano. Ao decidir sobre as especificações de um computador, a base de cada um deve ser sempre a finalidade para a qual o computador será usado.
- Processadores e placas-mãe. Os processadores são o cérebro do computador, enquanto as placas-mãe são o sistema nervoso. Juntos, eles ditam e, em última análise, determinam como as outras partes funcionarão. Sempre se pergunte como o computador será usado. Se você está comprando um para suportar sua linha de trabalho multimídia, seria melhor obter processadores e placas-mãe com a mais alta velocidade e memória. Se você é um fanático por jogos de computador, então seria bom comprar uma placa-mãe que possa acomodar vários periféricos de hardware de jogos.
- Memória de acesso aleatório (RAM). O lançamento do sistema operacional Microsoft Vista marca o fim do requisito mínimo de 512 MB de RAM dos dias anteriores. Por segurança, seria melhor adquirir pelo menos 2 GB de RAM, especialmente se você for instalar aplicativos com muita memória em seu computador.
- Disco rígido. Os aplicativos de software recém-lançados agora exigem uma capacidade de disco rígido de pelo menos 120 MB.
- Sistema operacional. Em termos gerais, essas são as plataformas baseadas no Windows e no Macintosh. Muitos consumidores preferem o sistema operacional Windows XP, pois ainda existem vários aplicativos de software compatíveis com ele. No entanto, pode ser bom antecipar o surgimento do Windows Vista. Por outro lado, o Macintosh desenvolveu um sistema operacional bastante estável, chamado OS X, que é altamente adequado para necessidades de multimídia.
- Monitores. Os monitores de tubo de raios catódicos (CRT) emitem radiação que pode causar deficiência visual. Além disso, consome mais eletricidade. Para evitar que seus olhos sejam danificados e economizar em sua conta de luz, é melhor optar por monitores LCD.
É sempre tentador comprar algo com um preço mais barato. Mas essa nunca deve ser sua atitude ao adquirir seu computador e seus acessórios. Quase sempre, mais barato significa desatualizado quando se fala em computadores. O problema surge quando os aplicativos de software recém-lançados não oferecem mais suporte a versões mais antigas de hardware. Uma boa regra prática é adquirir uma configuração que ainda possa ser usada nos próximos 2 a 3 anos sem nenhuma atualização ou substituição importante.