Como comprar a melhor fonte de alimentação para PC?
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 3 min de leitura
Um dos componentes mais frequentemente esquecidos durante a personalização da configuração do computador é a fonte de alimentação. Dados os maiores requisitos de energia dos componentes mais novos e de última geração, uma fonte de alimentação de pc adequada é crítica para manter a estabilidade do seu sistema. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escolher a melhor fonte de alimentação para o seu sistema de computador.
Potência da saída. Maior nem sempre é melhor. Não se deixe enganar pela classificação de potência máxima. Isso se refere à potência mais alta que a unidade pode fornecer, mas é apenas por períodos muito breves. A classificação mais importante é a potência contínua máxima ou a maior potência que a unidade pode fornecer com segurança aos componentes do PC. Embora a carga real necessária varie dependendo de seus componentes, você pode jogar pelo seguro resumindo os requisitos de seus componentes individuais e adicionando uma margem de manobra de 10% para sua fonte de alimentação.
Estabilidade. As melhores fontes de alimentação terão vários trilhos ou fontes de alimentação independentes dentro da unidade. Vários trilhos são essenciais para atender às demandas dos componentes de alta tecnologia de hoje. A carga mais pesada do seu PC está na linha + 12V: certifique-se de que ele tenha uma corrente de pelo menos 18A. Uma fonte de alimentação estável para todos os seus componentes proporcionará horas de jogos ininterruptos e sem preocupações.
Compatibilidade. Outro recurso crucial que você deve observar é a compatibilidade com seus componentes. Certifique-se de que a unidade escolhida tenha o número correto e o tipo compatível de conectores para sua placa de vídeo, placa-mãe, etc. As placas de vídeo mais recentes precisam de uma conexão de alimentação independente, portanto, lembre-se disso ao escolher sua fonte de alimentação. Algumas das unidades mais novas vêm com um sistema de cabo modular. Isso permite um grande nível de personalização para o seu PC, pois você usa apenas os cabos essenciais para o seu sistema. Isso é recomendado se você deseja atualizar seu sistema posteriormente.
Sistema de refrigeração. Sem ventilação adequada, a unidade pode superaquecer e danificar seus componentes. Vários ventiladores são recomendados para sistemas de jogos de alta potência. Para minimizar a distração do ruído, você pode optar por ventiladores maiores ou com temperatura controlada. Existem também ventiladores que você pode definir manualmente a velocidade para se adequar ao seu consumo de energia e / ou ambiente de trabalho.
Eficiência. Quanto mais eficiente for a unidade, menos energia será perdida pela unidade, pois ela converte a energia da tomada em níveis utilizáveis pelo PC. Ao comprar uma unidade mais eficiente, você desperdiça menos energia e usa menos eletricidade em geral. Uma unidade com o logotipo 80Plus foi aprovada na certificação e você economizará dinheiro a longo prazo.
É fácil se distrair com luzes brilhantes e números grandes, mas lembre-se de se concentrar nos requisitos do seu computador em vez de no puro apelo visual. Certifique-se de que sua fonte de alimentação segue o padrão ATX12V desenvolvido recentemente. Isso será compatível com as versões anteriores de componentes mais antigos, portanto, não há necessidade de se preocupar. Também é aconselhável verificar as análises online das diferentes unidades de fonte de alimentação para encontrar uma que atenda às suas necessidades. Não se esqueça de que gastar um pouco de dinheiro extra na humilde fonte de alimentação vai economizar horas de sofrimento mais tarde.