Um módulo de memória de acesso aleatório, comumente abreviado como "RAM", é uma parte importante dentro de um sistema de computador junto com o processador central, a unidade de disco rígido e a placa-mãe. Este módulo de memória é aquele que contém a "memória virtual" de um sistema operacional. Também tem muitos tipos diferentes de modelos com especificações e funções diferentes dependendo do seu tipo (SDRAM, DDR1, DDR2, etc).
Placa de circuito impresso em formato retangular
Um módulo de RAM é uma placa de circuito impresso de formato retangular (PCB) com fios eletrônicos microscópicos que estão impressos nela. Existem também minúsculos circuitos eletrônicos (IC) que são soldados à placa e revestidos com uma folha fina de silicone ou plástico.
A principal função de uma RAM é que, por exemplo, quando você insere qualquer tipo de informação usando um dispositivo de hardware de entrada (usando um mouse, um teclado, uma caneta digital e tablet, etc.), os dados inseridos viajam através de diferentes conectores eletrônicos e então analisado pelo processador central e então passado para a memória virtual para processamento de RAM. Portanto, o propósito da RAM é como ser um "ajudante" do processador central para ajudá-lo a processar as informações coletadas e gerar a saída desejada.
Se o módulo de memória ou RAM estiver quebrado, seu computador irá inicializar, mas não pode carregar seu sistema operacional, deixando seu computador desabilitado e inútil. Mesmo pequenos danos dentro do módulo podem resultar em computação ruim ou ineficiente porque a RAM é composta de partes "nanoeletrônicas" que são "microscopicamente pequenas" e muito sensíveis à eletricidade estática.
Segurar uma RAM sem cuidado e proteção antiestática adequada pode quebrar seu precioso módulo de memória. Embora este módulo eletrônico seja sensível e delicado, ele não se quebrará se você manuseá-lo de maneira correta e adequada. Aqui estão algumas medidas de segurança no manuseio de um RAM.
Seria melhor se você tivesse pelo menos um pouco de conhecimento sobre como remover a RAM de seu computador para não quebrar a RAM antes de retirá-la da placa-mãe.
Use pulseiras antiestáticas ou clipes antiestáticos para drenar toda a eletricidade estática que está presente em seu corpo e que você poderia adquirir se tivesse um piso acarpetado. Correias antiestáticas são muito importantes porque não só você pode danificar sua RAM, mas as outras partes do seu computador também são vulneráveis à eletricidade estática (porque esses também são dispositivos eletrônicos).
Depois de retirar a RAM do computador, não a coloque em nenhum lugar porque ela pode ficar exposta a outros elementos (especialmente água ou qualquer coisa úmida) e é melhor colocá-la em um recipiente de plástico antiestático antes de colocar a RAM um local seguro. O recipiente de plástico antiestático protege o módulo de memória da eletricidade estática que pode estar presente em outros materiais e protege a RAM da água, umidade e sujeira.
Se possível, use luvas de borracha finas ao segurar a RAM. Coloque os dedos nas bordas de seus cantos (a parte verde do módulo com revestimento de plástico) para evitar a chance de danificar as partes sensíveis da RAM.