Os disquetes foram inventados em uma época em que o armazenamento portátil de dados não era bem desenvolvido para o usuário doméstico. Dispositivos para mídia portátil existiam, mas sua capacidade de armazenamento era pequena e eles geralmente eram muito grandes. O disquete entrou em cena e era menor e armazenava mais dados do que a maioria dos modelos pré-existentes. Agora, os disquetes estão um tanto desatualizados, mas ainda oferecem uma opção barata para criar backups, armazenar pequenos arquivos e armazenar coleções em muitas partes pequenas. As considerações a seguir o ajudarão a armazenar seus discos flexíveis delicados (e dados valiosos!) De uma forma que minimize os danos.
Cuidado com os ímãs. A exposição a ímãs pode interferir no armazenamento da mídia do disquete, que é, obviamente, armazenada em campos magnéticos. Uma breve exposição a ímãs poderosos pode apagar dados de um disquete, mas, mais frequentemente, a exposição de longo prazo é a culpada.
Cuidado com a umidade. Não deixe seus disquetes ficarem úmidos! Como a maioria dos outros equipamentos, os disquetes não respondem bem à umidade. A água dentro de um disco pode interferir nos processos de que o disco precisa para operar. Mantenha os discos longe da água e de locais úmidos, limpe-os rapidamente e transfira os dados se eles ficarem molhados.
Não dobre ou golpeie! Os disquetes são feitos bastante finos e podem se partir ao meio se houver muita tensão em seus lados. Manuseie-os com delicadeza e não os coloque em lugares apertados (além da unidade de disquete). Da mesma forma, não leve nenhum objeto pontiagudo para os seus disquetes - e isso inclui lápis e canetas. Tenha cuidado, ao escrever a etiqueta em seus disquetes, para não arrastar o utensílio com muita força para dentro do disco, deformando o mecanismo.
Mantenha-o limpo e fresco. Não deixe seus disquetes expostos ao sol ou em lugares excessivamente quentes. Novamente, como acontece com a maioria dos outros equipamentos de informática, os disquetes irão deformar ou derreter em altas temperaturas. Além disso, não deixe que muita poeira entre nas partes vulneráveis dos seus disquetes - por baixo da aba deslizante na parte superior, por exemplo. Esta é a parte do disco que o computador usa para comunicar informações e, se estiver suja, o computador terá problemas para responder a ela.
Tente manter seus disquetes organizados. Para fazer isso, você pode mantê-los em qualquer tipo de caixa ou comprar uma caixa de plástico projetada para armazenar disquetes (essas caixas existem nas lojas de informática desde que os disquetes foram inventados!). Você pode organizar os disquetes por tipo de dados (arquivos MIDI, imagens, arquivos.exe), por categoria (fotos de casamento, fotos de aniversário, MIDIs de Mozart, MIDIs de rock) ou por qualquer outra preferência pessoal. Mantenha-os em um local de fácil acesso, mas não vulnerável a forças externas.
No geral, a maioria das coisas que você pode fazer para manter seus disquetes seguros e em ordem pode ser identificada pelo bom senso. Nunca faça nada a eles que você não faria com outra peça de equipamento sensível. Sempre mantenha backups de toda e qualquer informação que você transportar em disquete, caso as etapas acima não sejam suficientes para manter suas informações seguras. Aproveite o baixo custo e a alta compatibilidade do disquete a seu favor, mas lembre-se de que o disquete é uma forma delicada e primitiva de armazenamento de dados. Mantenha o seu seguro e organizado.
Cuidado:
A solicitação do seu computador para que você formate um disquete às vezes é uma pista de que seus dados foram corrompidos.
Dicas rápidas:
Hoje em dia, você pode comprar disquetes coloridos, que permitem organizá-los de uma forma totalmente nova!