Como entender as ferramentas de gerenciamento de dados do produto?
Paulo Bruno Fernandes
• 3 min de leitura
Em um ambiente de negócios, o gerenciamento de dados do produto é um processo que envolve o uso de ferramentas para criar modelos de produto e analisar os procedimentos de fabricação, bem como os planos de marketing que são formulados para levar um produto ao consumidor.
CAD (design auxiliado por computador) - a ferramenta CAD ou design auxiliado por computador é uma ótima maneira de construir virtualmente um modelo de um produto real. Ao construir um modelo CAD, a análise pode ser feita no processo de produção com um relato detalhado de cada etapa. Os designers usam CAD para fazer um modelo 3D do produto de acordo com as especificações fornecidas, então quando as mudanças ocorrem, ele é facilmente manipulado através do programa até que um design de produto adequado seja alcançado.
O modelo CAD não contém apenas formas e imagens, mas também outros dados vitais, como dimensões, tolerâncias, materiais e processos. Os dados permitirão que outras fases de desenvolvimento ocorram, como análise de dados de comparação, dados de regressão, fabricação, recursos e elaboração de planos de marketing.
Usar o CAD como uma ferramenta para os estágios iniciais do gerenciamento de dados do produto ajuda a melhorar o tempo de fabricação e a eficiência. Uma descrição proposta de um produto é enviada ao engenheiro para avaliação e design, que também envolve um designer e um gerente de produto. Um modelo 3D será criado contendo todas as informações que entrariam na fabricação do produto físico, como medições de cada parte que faria o produto, faixas de tolerância para testar a durabilidade ou eficácia do projeto e preços para cada peça, para citar uns poucos. Os dados também podem ser salvos em um banco de dados onde podem ser acessados por pessoas-chave que fazem parte do aspecto de planejamento e produção. Os dados não precisarão ser inseridos novamente sempre que os mesmos componentes forem usados. O tempo e os recursos para desenvolver e fabricar até o marketing e levar o produto ao consumidor terão sido reduzidos, otimizando o uso dos dados CAD combinados com a análise.
Análise de dados de regressão - O foco da análise de dados de regressão está em uma variável dependente e como ela se relaciona com outras variáveis que são independentes. A análise de regressão pode ser usada para testar comportamentos de mercado ou como um segmento de mercado reage a um determinado produto. A variável dependente é normalmente o fator que não será alterado durante o teste; a única variável que será manipulada é a variável independente. A variável dependente é o resultado em um grupo de controle e a variável independente é usada como uma variável "e se" para ver o que os resultados terão ou o efeito que terão na variável dependente.
Os produtos e planos de marketing bem pensados são o resultado da escolha das ferramentas de gerenciamento de produtos certas para trabalhar.
Dicas rápidas:
O objetivo da utilização de sistemas de gerenciamento de dados de produtos é reduzir erros e garantir a qualidade na fabricação dos produtos.