Usando o software de gerenciamento de dados do produto
David Vale
• 3 min de leitura
O gerenciamento de dados do produto (PDM) é o método de uma empresa de negócios para criar, armazenar e gerenciar dados sobre seus produtos. Os dados podem ser quaisquer informações significativas relacionadas às especificações técnicas do produto, como ele é fabricado e desenvolvido, quais materiais são necessários para produzi-lo, dados de marketing, dados de revisão, etc. Tudo isso é coletado, documentado e organizado em um produto central banco de dados acessível em vários graus a qualquer funcionário da empresa. O PDM é parte do gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), que é o campo mais amplo que lida com tudo, desde a criação de um produto até sua retirada e retirada da produção.
Custos de rastreamento da empresa envolvidos
O PDM pode ajudar uma empresa a rastrear os custos envolvidos na criação, desenvolvimento e lançamento de um produto. Ele pode ajudar significativamente as empresas a planejar o uso de seus recursos. Ele centraliza os dados do produto e, portanto, permite um fluxo de trabalho mais integrado dentro da organização, pois vários membros que têm qualquer relação com o produto podem acessar e trocar informações sobre ele. Pode ser qualquer usuário comercial, desde gerentes de projeto, engenheiros, equipes de controle de qualidade até equipes de marketing e vendas. Como os dados do produto são organizados e bem documentados, o desenvolvimento posterior, como a criação de uma variante do produto, é executado com mais facilidade.
As informações típicas incluídas em um banco de dados de produtos são números de peças, descrições de peças, nomes de fornecedores e vendedores, medidas técnicas e esquemático de projeto, lista de materiais e custos e preços. Além destes, também pode conter dados referenciais, como o dono de um arquivo, data de sua criação, quantas vezes foi acessado e por quem, suas diversas versões e as alterações que nele foram aplicadas. Tudo isso, é claro, só pode ser habilitado e automatizado por meio do software PDM implementado em toda a empresa. O banco de dados é armazenado em um ou vários servidores dentro da rede de computadores da empresa.
O software PDM possui várias funções. Um deles é o controle de acesso, que pode definir como categorias específicas dos dados do produto podem ser usadas por outros funcionários. Aqueles que não estão diretamente envolvidos no design e desenvolvimento, como vendas e marketing, podem ter acesso limitado ou somente leitura, enquanto as equipes de design ou fabricação podem ter mais liberdade para acessar os arquivos. Outra capacidade do software PDM é a classificação de componentes ou materiais. Neste software PDM funciona de forma semelhante para um mecanismo de pesquisa. Uma vez que alguns produtos podem compartilhar componentes semelhantes ou relacionados, categorias e subcategorias podem ser definidas para tornar as informações prontamente disponíveis para um usuário empresarial. O software PDM também é útil na construção de uma estrutura de produto. O sistema pode estabelecer vários relacionamentos entre grupos de dados de produtos, como custos de materiais ou elementos de design, por exemplo. Isso permite que vários usuários dentro da empresa vejam o produto de perspectivas específicas, que podem ser de manufatura, financeiras ou de marketing.