Criar fluxogramas e diagramas é muito fácil com o Microsoft Visio. Disponível nas edições padrão e profissional, este programa prático permite criar todos os recursos visuais de que você precisa para apresentações e relatórios. Nem todo mundo nasceu com talento artístico e mão firme. Agora, mesmo que você não consiga desenhar linhas retas, você ainda pode fazer isso em seu computador. Usando a imagem vetorial, você pode criar todos os tipos de desenhos compostos de linhas, curvas, caixas e muito mais, permitindo que você use os desenhos onde quer que precise. Aqui está como usar o Microsoft Visio:
Aquisição e instalação. Compre e adquira a versão mais recente do Microsoft Visio. Escolha entre as edições padrão e profissional. Se você instalar a versão de avaliação gratuita, terá acesso ao software apenas por um período limitado de tempo. As versões bootleg são mais baratas, mas não terão acesso a atualizações e complementos. Para a versão mais recente, o Microsoft Visio 2010, você precisará de um processador de 500 MHz, uma placa de vídeo de 64 MB, 3 GB de espaço no disco rígido e 512 MB de RAM. A maioria das versões do Microsoft Windows XP, Windows Vista e Windows 7 são compatíveis.
O básico. Use modelos se você acabou de começar a usar o Visio e ainda está se familiarizando com os controles. A tecla AutoConnect permitirá que você coloque pontos e linhas precisas para conectar suas formas e diagramas. Use temas e efeitos para adicionar personalidade e vida aos seus projetos.
Fluxogramas. Clique em 'Arquivo' e no menu suspenso, clique em 'Novo'. Encontre e clique no recurso 'Fluxograma'. Escolha um modelo. Selecione quais formas você deseja usar no fluxograma e clique e arraste-as para a página de desenho. Reposicione e redimensione as formas conforme achar necessário. Procure a opção 'Conector' e clique nela. Agora procure o pequeno 'x' em sua forma. É aí que você pode começar ou terminar sua linha de conexão. Conecte duas formas clicando em um 'x' e arrastando a linha para a outra forma. Você pode adicionar texto às suas formas selecionando a ferramenta 'Ponteiro' e clicando duas vezes no interior da forma.
Mapas mentais. Nesse mesmo submenu 'Fluxograma', procure o recurso ' Diagrama de mapeamento mental '. Clicar nele carregará as ferramentas necessárias para criar um mapa mental. No centro da área de desenho, você encontrará agora a ' Caixa Temática Central ', que abrigará sua ideia geral ou principal. Adicione caixas ao resto da área de desenho, representando as ideias que se ramificam da ideia geral. Você pode redimensionar a caixa conforme desejar ou ela será redimensionada automaticamente quando você inserir texto nela. O recurso 'Branch Handle' permitirá que você conecte as caixas.
Cronogramas. Procure a opção 'Programar' no menu 'Novo'. Você encontrará o recurso 'Linha do tempo' abaixo dele e clique em 'Criar'. Arraste um modelo de linha do tempo para a área de desenho. A caixa de diálogo 'Configure Timeline' aparecerá. Insira a escala de tempo de sua linha do tempo aqui. Arraste uma forma 'Milestone' dos modelos para o local escolhido em sua linha do tempo. A caixa de diálogo 'Configurar Milestone' aparecerá. Insira a data e os detalhes do marco aqui.
Gostaria de poder apenas ler seu relatório literalmente para o painel, em vez de fazer uma apresentação? Tem medo de lápis, réguas e linhas retas? O Microsoft Visio resolverá todas as suas ineficiências artísticas. Com o software, criar diagramas e cronogramas é uma brisa. Crie desenhos eficazes e úteis para melhorar suas apresentações com o Microsoft Visio.