Fazer as tarefas de finanças domésticas é algo semelhante a fazer os balanços patrimoniais de uma empresa. A família funciona como uma entidade empresarial ou mesmo uma pequena empresa, mas com uma fonte de renda muito menor e um conjunto menor de despesas. A família sempre teria uma entrada de fundos proveniente dos salários dos chefes de família, e sempre haveria contas que precisariam ser pagas regularmente, como luz, água e em algumas áreas, aquecimento e outros serviços.
Mercado projetado com precisão
Embora a maioria das famílias possa continuar sem usar software para orçar as finanças domésticas, ainda vale a pena saber que existe software no mercado projetado precisamente para funcionar melhor com as nuances da família e da casa. Pense nisso como uma forma de gerenciar as despesas domésticas de varejo ou de finalmente rastrear como o MasterCard está sendo usado e como saldar dívidas sem gastar muito com juros.
Além de ajudá-lo a descobrir os detalhes mais sutis de como esticar seu dinheiro ao máximo, esses aplicativos também podem ajudá-lo a ter uma ideia dos hábitos de gastos e poupança de sua família. Dessa forma, você pode fazer alterações facilmente caso queira economizar para uma grande compra em um futuro próximo.
Aqui estão algumas opções de software de finanças domésticas fáceis de usar que podem ajudá-lo a saber para onde seu dinheiro vai.
Quicken deluxe tem sido um dos pacotes de software financeiro mais populares já há algum tempo e é freqüentemente usado por pequenas empresas para lidar com questões contábeis. Quicken também é uma escolha popular entre profissionais autônomos e famílias. O Quicken permite que uma família monitore ganhos e despesas, e estes podem ser divididos de acordo com as categorias principais, como aluguel ou pagamento de hipoteca, pagamento de carro, despesas diárias e assim por diante. O Quicken também oferece aos usuários a opção de receber alertas sobre contas e dívidas futuras.
Myelopes personal também é uma boa escolha para software de finanças domésticas. A interface do usuário é bastante fácil de navegar e o sistema o alertará quando você estiver gastando muito além de suas possibilidades. A interface permitirá que você saiba quanto dinheiro você tem em um determinado momento, e esta é geralmente uma informação importante que as famílias precisam monitorar, especialmente em tempos difíceis.
Microsoft Excel. Se você não puder pagar um programa de software que cuide das finanças domésticas, ou se achar isso muito complicado, uma solução prática seria um programa de planilha como o Microsoft Excel. Embora o programa esteja longe de ser feito sob medida para as finanças domésticas, a beleza do Excel é sua capacidade de se transformar e ser personalizado para quase todas as necessidades. Você pode criar uma planilha de despesas e receitas e, em seguida, combiná-los em outra planilha que calcule seu saldo e recursos disponíveis. Como alternativa, você pode baixar modelos predefinidos que tornarão o orçamento mais fácil. Free-financial-advice.net tem alguns modelos do Excel que você pode usar no orçamento.
As finanças domésticas costumam ser um assunto altamente pessoal, e os membros da família geralmente preferem controlar manualmente suas receitas e despesas. No entanto, o uso de um software para controlar as finanças da família tornaria mais fácil monitorar as despesas e encontrar possíveis maneiras de economizar dinheiro. Ter algumas aulas de contabilidade em uma escola online também pode ajudá-lo a definir o melhor orçamento para sua família.