Como fazer a pré-germinação de sementes de abóbora?
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
A pré-germinação das sementes de abóbora ajuda a aumentar as chances de transformar com sucesso as sementes em mudas ao iniciar seu projeto de plantio. Isso é útil quando você começou um pouco mais tarde na temporada e quer se atualizar. Às vezes, quando você semeia as sementes, algumas sementes não crescem e apodrecem no solo. A pré-germinação elimina esse risco. Veja como você pode fazer isso em sua própria casa.
Reúna seus materiais. Para este projeto, você precisará de pacotes de sementes de abóbora, que podem ser comprados em sua mercearia normal ou em lojas de jardinagem. Você também precisa de um vaso ou uma cama de solo para o crescimento de suas abóboras. Prepare uma tigela pequena com água morna, mas não fervente, para o processo de pré-germinação.
Prepare seu solo. Livre-se do lixo do solo, retirando pedaços de folhas soltas e outros detritos indesejados. Verifique se o recipiente ou o leito de solo tem drenagem adequada e está essencialmente pronto para servir as sementes de abóbora. Misture o material do composto no solo, caso ainda não o tenha feito.
Prepare as sementes em água morna. Em uma tigela pequena, coloque um pouco de água morna. A água ainda deve estar morna ao toque, mas definitivamente não ferver ou você vai acabar cozinhando as sementes. As sementes devem caber confortavelmente dentro da tigela com a água dentro.
Mergulhe as sementes. Despeje suas sementes em uma tigela com água morna e deixe-as de molho por cerca de 3 horas. Isso dá a cada semente algum tempo para se aquecer e se abrir um pouco, pronta para ser plantada no solo preparado. Se você estiver plantando a variedade gigante de abóboras, deixe-as de molho um pouco mais, pois leva um pouco mais de tempo para as sementes aquecerem. Drene as sementes da água quando estiver pronto para plantar. Não deixe as sementes de molho por muito tempo ou as sementes apodrecerão depois de colocadas no solo.
Siga as instruções da embalagem das sementes. Cada pacote de sementes de abóbora contém um conjunto de instruções que você deve seguir. Coloque as sementes em pequenos orifícios feitos por um lápis ou qualquer instrumento similar e cubra a semente com terra. O solo muito compactado será muito pesado para a muda empurrar quando começar a crescer. Certifique-se de deixar espaço suficiente entre cada muda, pelo menos 8 centímetros, para que não cresçam umas sobre as outras.
Posicione sua panela em uma área bem iluminada. Se você plantou as sementes de abóbora em um vaso, certifique-se de guardá-las em um local onde haja muita luz solar. Mantenha-o afastado de correntes de ar e fontes artificiais de calor, como fornos ou aquecedores.
Em alguns dias, você verá algumas mudas brotando à superfície. Acompanhe a germinação de suas sementes com muito carinho. Em breve, você terá um canteiro de abóboras rastejando ao redor do vaso ou do leito de terra. As abóboras crescem em vinhas rastejantes. Certifique-se de replantar suas mudas do vaso em uma cama de solo para dar-lhes espaço suficiente para o crescimento.