Seja para uma joia de diamante que você pretende comprar ou uma peça que você mesmo recebeu, saber como avaliar um diamante e determinar seu valor usando recursos online é uma das maneiras mais convenientes de economizar dinheiro de avaliadores profissionais que pode cobrar de você mais do que uma quantia modesta. Fazer a avaliação por conta própria é uma habilidade que exige tempo e paciência, mas uma vez aprendida, tudo o que você precisa é de uma lupa e da teia para determinar o valor de sua joia. Aqui estão as etapas.
Cortar. Como cada diamante é cortado é diferente do outro. Existem tipos gerais de cortes, como o corte marquise, o corte princesa, o corte redondo, o corte oval, o corte esmeralda e muitos outros. O corte determinará a quantidade de luz refletida no diamante. Essa luz é conhecida como brilho. Lembre-se de que o brilho, mesmo com pouca iluminação, é uma característica natural dos diamantes que as rochas imitações, como o zircônio cúbico, não possuem. O corte deve complementar o tamanho e a forma naturais do diamante.
Clareza. A próxima etapa é determinar a clareza do diamante. Clareza se refere à falta de impurezas no diamante. Lembre-se de que os diamantes podem ter outros produtos químicos misturados à gema. Pode até haver bolsões de ar dentro dos diamantes, o que diminuirá a clareza. Em geral, quanto menores as falhas, mais caros são os diamantes. Use sua lupa para verificar a clareza. Você deve olhar para o diamante de vários ângulos, uma vez que alguns cortes são usados especificamente para esconder as falhas da maioria das facetas. Lembre-se, entretanto, de que nem todas as falhas e impurezas são prejudiciais para um diamante. Existem algumas impurezas de cor que realmente ajudam a trazer mais luz do diamante. Essas impurezas são avaliadas.
Cor. Os diamantes são popularmente conhecidos como incolores. Na realidade, porém, os diamantes vêm em uma ampla variedade de cores, incluindo rosa, amarelo, marrom e muitos outros. A cor do diamante depende dos elementos que estão embutidos no carbono ou próximo a ele. Os diamantes mais raros, no entanto, são os diamantes brancos ou transparentes, que foram criados em um ambiente que é maioritariamente ou puramente de carbono.
Quilate. Finalmente, verifique o quilate ou o peso dos diamantes. O que torna os quilates importantes é o fato de que leva milhares de anos e uma pressão muito alta para transformar o carbono comum em diamantes. Este fenômeno natural leva muito tempo e requer tipos de ambientes muito específicos. Quanto maior o diamante, portanto, mais raro ele é. Você pode usar gráficos de quilates online para determinar o peso do seu diamante com base em seu tamanho, forma e corte.
Por meio dessas etapas fáceis, você poderá determinar se está comprando uma joia que vale o seu dinheiro ou se precisa procurar outro joalheiro. Com a capacidade de avaliar os diamantes por si mesmo, você também será capaz de determinar se deve barganhar por um preço mais baixo ou se já está obtendo o melhor negócio.