Aprender a estudar com eficiência é uma habilidade fundamental para os alunos. Horas mais longas de estudo não significam necessariamente que você terá melhores resultados. Independentemente do curso e da idade do aluno, o gerenciamento eficaz do tempo é a chave para o sucesso nos estudos. Este artigo irá ajudá-lo a estabelecer bons hábitos de estudo e, ao mesmo tempo, aprender como quebrar grandes blocos de tópicos de estudo para que você não fique sobrecarregado com o que você precisa estudar. O aspecto importante é que você deve estabelecer marcos que deve superar ou alcançar para que haja uma sensação de realização enquanto você está estudando. A sensação de realização irá motivá-lo ainda mais a terminar tudo o que você precisa para terminar.
O que você vai precisar: Um tempo de silêncio Relógio Materiais de estudo Papel e caneta Música (se você se sentir mais confortável estudando com música) Lanches (seu corpo precisa de energia)
Avaliando o que você precisa estudar. Quando você souber de um teste pela primeira vez ou apenas quiser ficar à frente da classe, encontre o esboço do curso para o qual você precisa estudar e tente dividi-lo em partes razoáveis. A maioria das pessoas tem medo de estudar só porque acham que vai ocupar todo o dia, mas se você estimar quanto tempo é necessário por tópico, pode planejá-lo de acordo. Você também pode começar a priorizar quais tópicos precisam ser estudados primeiro e quais precisam de mais tempo. Se você seguir este plano, isso significa que você estará estudando os mais importantes primeiro, deixando os tópicos menos importantes por último (caso algo aconteça e você precise adiar / cancelar sua sessão de estudo). Isso é semelhante à estratégia de gerenciamento de projetos Agile, que também é aplicável quando você precisa dividir uma série de tarefas.
Escolhendo seu local de estudo. Você precisa encontrar um local de estudo - pode ser apenas dentro do seu quarto, uma área em sua casa ou um café nas proximidades. O importante é que você esteja confortável (mas não tão confortável a ponto de adormecer), tenha acesso aos fundamentos do seu estudo e possa permanecer naquele local sem ser perturbado por várias horas. Algumas pessoas acham mais fácil se concentrar quando estão de frente para uma janela, para que o movimento das pessoas na mesma sala não as distraia. Alguns também ficam mais à vontade quando estão ouvindo música, o que bloqueia outros ruídos que podem distraí-los. Qualquer ambiente que você acha que funcionaria melhor para você deve estar presente em sua área de estudo.
Elaboração do seu plano de estudos. Depois de avaliar quanto tempo é necessário para estudar, elabore um plano de estudo que detalha os tópicos que você precisa cobrir, junto com um cronograma ou uma duração atribuída por tópico. Certifique-se de seguir este cronograma o máximo que puder, pois gastar mais tempo em um tópico significará reduzir o tempo de estudo para os outros. Elimine distrações como mensageiros instantâneos, acesso à Internet (o que pode fazer você apenas verificar suas contas de redes sociais) e programas de TV.
Quando você terminar o cronograma, certifique-se de fazer isso em intervalos regulares, especialmente se você estiver se preparando para um grande exame para que se torne uma rotina.